Muito comum, o diastema é um problema bucal é motivo de vergonha para muitas pessoas. Contudo, para outras os espaços ente dois ou mais dentes tornam-se marca registrada, como é o caso de Madonna.
Leia também
Diferente das pastas, adesivos funcionam para clarear os dentes
Sensibilidade nos dentes: causas e prevenção
Fio dental: como usar?
O dentista e especialista em estética bucal Joel Mauri dos Santos explica o que é, quais as principais causas e tratamentos para o diastema.
O que é
É um espaço entre dois ou mais dentes, mais comum nos dentes frontais da arcada superior.
Causas
Segundo o especialista, as principais causas são queda dos dentes de leite, anormalidade do freio labial (tecido que se estende do lábio à gengiva), falta de algum dente ou diferença entre o tamanho dos dentes. A pressão sobre os dentes decorrente do uso de mamadeira e chupeta também pode causar diastema.
Tratamentos
De acordo com Mauri dos Santos, existem duas opções indicadas para tratar o problema, o tratamento ortodôntico (com aparelho) ou a restauração de resina ou porcelana.
“Se a opção para fechar o diastema for com restauração de resina ou porcelana, o tratamento é mais rápido. Com resina fica pronto no mesmo dia e leva em torno de três horas, com porcelana o procedimento é concluído em dois dias. Já com aparelho ortodôntico o processo é mais lento e depende de cada caso”, completa.
Pode voltar?
Segundo o especialista, muitos pacientes questionam se diastema pode voltar depois do tratamento. “Tanto no procedimento ortodôntico quanto no tratamento de restauração com resina ou porcelana é necessário seguir as recomendações do profissional para evitar que o problema volte”, afirma.