Detalhes que transformam a saúde da pele

por | jun 30, 2016 | Saúde

Os detalhes que transformam a saúde da pele mostram quais são as necessidades reais desta parte do corpo. Se possui o armário lotado com loções, cremes, esfoliantes, tonificantes, produtos para a limpeza, anti-rugas, entre tantos outros, saiba que, além de estar gastando muito mais que o necessário (muito mesmo!), poderá estar fazendo mais mal que bem para a sua pele.

Evitar que seja afetada pelos sinais da idade, ou fatores ambientais, exige procedimentos simples. Pele seca, enrugada, opaca, oleosa ou manchada? Nutrição e produtos corretos são a chave para reverter essa realidade.

Pele lisinha e brilhante

Limpeza de pele

Limpar é o mais básico, e deve ser um procedimento diário. Além de abrir os poros e eliminar a sujeira, vai preparar a pele para receber os tratamentos subsequentes. Para fazer seu creme de limpeza facial caseiro: 1/3 de xícara de água e 1 colher de sopa de leite em pó. Massageie a toda a pele por 20 segundos para que a mistura tenha a chance de fazer seu trabalho, e retire com água morna. Para o corpo, escolha sempre produtos que não contenham álcool.

Hidratação

Se os tecidos necessitam de hidratação, a pele não é diferente. Seja na face, seja no restante do corpo, as células precisam de água. É ela que leva as toxinas para fora. Beber água ajuda a retirar as impurezas que provocam espinhas, e mantém o aspecto suave. Deve-se beber 2 litros por dia. Se todavia, suas células não “seguram” a água, e beber este líquido o que faz é aumentar o número de idas ao banheiro, leia mais informações aqui.

Ácidos Graxos

Sua pele também precisa de ácidos graxos essenciais, que são a base de qualquer pele saudável. Ajudam a construir as membranas que formam a base das células através dos lipídios. São estes que fazem a barreira protetora contra agressores externos, como os raios UV, ou poluentes. Sem ácidos graxos, a epiderme se desidrata rapidamente, ficando propensa a criação de sebo, deixando-a inflamada, ou seca. Para deixar o corpo nutrido com os ácidos ômega 3 e 6 há que comer 3 vezes por semana qualquer de suas fontes: salmão, sardinha (fresca), nozes, espinafres, semente de linhaça ou feijão preto. Também é importante consumir o ácido gama-linolênico (GLA), que tem efeitos anti-inflamatórios. É encontrado nos óleos de milho, girassol, amendoim e linhaça.

Proteção

Usar o protetor solar é de extrema importância. Deve ser de fator superior a 15, e aplicado 20 minutos antes de sair ao sol, mesmo que a pele esteja coberta pela roupa. Pele protegida da Radiação UV não corre o risco de ficar descorada, menos elástica e enrugada. Escolha produtos à base de óxido de zinco ou dióxido de titânio.

Antioxidantes

E por fim, os mais que famosos antioxidantes. Estes nutrientes destroem as moléculas nocivas que degradam as células. E mesmo que haja inúmeros antioxidantes que são importantes para a pele, há aqueles que, em particular, têm ação mais efetiva. É o caso da Vitaminas E e C. Vitamina E reforça a estrutura natural. Pode ser encontrada no gérmen de trigo ou amêndoas. Também poderá beber suplementos. A quantidade diária recomendada: 15 miligramas. Já a C é a responsável pela construção do colágeno, que mantém a firmeza da pele. Suas fontes mais ricas são as frutas cítricas, grãos integrais e maçãs, bastando consumir 75 miligramas por dia.