null: nullpx
afeições na boca-Tasaudavel

Desintoxicação natural: bochecho com óleos essenciais

Publicado 7 Abr 2014 – 11:00 AM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda, a terapia desintoxicante com óleos é uma técnica em que o bochecho com determinados óleos essenciais serve para livrar o corpo de substâncias e microrganismos nocivos. Essa prática baseia-se no estudo ayurvédico da língua como órgão de desintoxicação e de sua ligação a outros órgãos, como coração, estômago, fígado e outros. Assim, seria possível remover toxinas de diversas partes do corpo pelas vias orais.

Higiene bucal com óleos: benefícios

Em função da ação emulsificante dos óleos, que funcionam como um detergente e absorvem as impurezas, os praticantes da medicina ayurvédica usam esses produtos para higiene bucal. Acredita-se ainda que eles sejam benéficos para aliviar dores de cabeça, problemas respiratórios, digestivos, epidérmicos e alergias.

As propriedades particulares do óleos estão relacionadas ainda à reconstrução celular, ao funcionamento correto dos gânglios, ao fortalecimento das gengivas (especialmente para quem sofre com sangramentos) e hidratação dos lábios.

Como preparar óleos para gargarejo

A medicina alternativa ayurvédica indica o aproveitamento dos óleos essenciais de coco, semente de girassol e gergelim para essa prática. O bochecho deve ser feito com uma colher de sopa (aproximadamente 15 ml) de óleo durante pelo menos 10 minutos e no máximo meia hora. Em seguida, recomenda-se lavar a boca completamente e beber cerca de 2 copos de água.

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse