Com o receio de que a pedicure repare o quanto suas panturrilhas estão cheias de pelos, muitas mulheres mantém o hábito de depilar as pernas antes de ir para o salão fazer as unhas. E acabam se expondo a riscos desnecessários.
O alerta é da Academia Americana de Dermatologia: a recomendação é depilar as pernas sempre depois de ir à pedicure, e nunca nas 24 horas que antecedem sua ida ao salão. Assim, você evita que pequenos cortes na pele se transformem em infecções.
Infecções em salão de beleza
Raspar as pernas pode causar microfissuras na pele, como pequenos cortes, que aumentam o risco de infecção ao fazer as unhas do pé.
Mesmo que o salão de beleza pareça perfeitamente limpo, uma bacia de água pode abrigar bactérias, fungos e vírus que se aproveitam do rompimento da barreira cutânea e podem contaminar a cútis.
Riscos de depilar antes de ir à pedicure
A maioria dessas infecções tendem a ser superficiais, mas não é possível descarta o risco de contaminação com Staphylococcus aureu s, bactéria que penetra profundamente na pele, entra na corrente sanguínea e deve ser combatida com antibióticos para que não cause algo mais grave.
Para fazer os pés sem se preocupar com a limpeza do salão, basta deixar a depilação das pernas depois, ou então esperar pelo menos um dia entre a retirada dos pelos e a pedicure. Caso haja alguma bolha ou ferida nos pés ou nas pernas, a dica é fazer as unhas em casa.