Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue ainda é um desafio científico e médico e que causa grande preocupação em períodos do ano com meses chuvosos e temperaturas altas, já que o calor aumenta a incidência do inseto.
Estudo alerta para epidemia mundial de dengue
A dengue parece estar longe de ser erradicada e mais: de acordo com um recente estudo publicado pela revista Nature Microbiology, a doença será uma epidemia global em 2080.
Os pesquisadores estimam que 6,1 bilhões de pessoas no mundo correrão o risco de contrair dengue no período, o que equivale a 60% da população.
O aumento expressivo no número de casos pode ser explicado por dois fatores: crescimento da população e o aquecimento global.
A América do Sul está entre as mais prejudicadas, assim como África central e sudeste asiáticos, uma vez que são consideradas áreas endêmicas.
Países que já apresentam elevados números de casos de dengue serão, portanto, mais afetados.
A população dessas áreas tende a crescer e o calor será maior, por períodos mais longos, devido às mudanças climáticas.
De acordo com os pesquisadores, a única forma de tentar barrar o aumento de casos de dengue é implementar iniciativas para combater o aquecimento global.
O quadro poderia ainda ser menos alarmantes caso ocorra avanços científicos para tratar a doença no futuro, como possibilidade de uma vacina segura, por exemplo.
Dengue: sintomas e tratamentos
- Dengue tem sintomas iniciais que poucos associam à doença
- Dengue: informações que você nunca teve sobre a doença
- Como a vacina da dengue age no corpo: eficácia, reações e mais