O corrimento vaginal nada mais é do que um processo natural do organismo feminino que ajuda a limpar e a proteger a saúde íntima. Ele deve ser é inodoro e incolor, além de possuir consistência que lembra a da clara do ovo para ser considerado saudável.
Quando o corrimento apresenta cheiro ruim, coloração diferenciada e é acompanhado de coceira, dores e desconfortos, precisa ser investigado.
O que pode ser corrimento marrom?
O corrimento marrom normalmente ocorre no fim do ciclo, quando há pouco sangue menstrual no interior da vagina. Sem um fluxo intenso, ele demora a ser exteriorizado e, nesse meio tempo, acaba sofrendo oxidação e a mudança de cor, que é perfeitamente comum.
O corrimento de cor marrom deixa de ser saudável quando:
- Permanece durante muitos dias (mais de 3)
- Possui cheiro ruim
- É acompanhado por coceiras na região íntima
- É acompanhado por dores e desconfortos
Corrimento marrom normal
O corrimento marrom normal geralmente aparece alguns dias antes da menstruação e pode ser causado pelo início da descamação do tecido intrauterino, que ocorre normalmente durante o ciclo.
Após o período menstrual, o corrimento marrom também é comum e natural, pois indica que está acontecendo a eliminação residual desse tecido.
Corrimento escuro que pede atenção
A secreção merece atenção e acompanhamento médico quando permanece por mais de 3 dias seguidos, é acompanhada por dor abdominal, cheiro forte e ruim, coceira na região íntima ou surge intercalado com sangue vermelho.
Quando o corrimento estiver marrom, avermelhado ou tipo borra de café fora do período menstrual, provavelmente há presença de sangue e pode estar relacionado a condições como câncer de útero ou endométrio ou síndrome dos ovários policísticos.
Corrimento marrom pode ser gravidez?
Não existe relação entre corrimento de coloração marrom e uma possível gravidez. O que eventualmente pode ocorrer é o sangramento da nidação, que ocorre no momento em que o embrião se fixa na parede interna do útero.
Corrimento marrom na gravidez
No início da gravidez a mulher pode notar a presença de secreção vaginal avermelhada ou amarronzada que pode, inclusive, ser confundida com a menstruação.
O corrimento ganha essa tonalidade pela presença de sangue decorrente da implantação do embrião na parede do útero, o que é normal e não deve gerar preocupação. Caso esse corrimento ocorra quando a gestação estiver mais avançada, é necessário consultar um médico.
Corrimento vaginal: dúvidas
- Tipos de corrimento: branco, amarelado, com sangue e mais 3
- Cor do seu corrimento pode dizer como está sua saúde íntima
- Corrimento marrom depois da menstruação: o que pode ser?