Enquanto mastigamos os alimentos, resquícios deles ficam presos entre os dentes. A escova de dente auxilia na limpeza de superfícies lisas, mas ela não é suficiente para prevenir os dentes de doenças gengivais e cáries.
Leia também:
Alimentos que ajudam na saúde bucal
Alimentos bons para curar a gengivite
Óleo de cravo contra a dor de dente
“Nem a escova de dente, muito menos os enxaguantes bucais, são capazes de eliminar as placas que aderem aos dentes após as refeições e, por isso, o uso do fio dental é tão importante. O uso diário desse produto proporcionará saúde bucal para a vida toda”, explica a periodontista Carolina Martins.
Embora o procedimento seja aparentemente simples, é normal surgirem dúvidas sobre como usar o fio dental corretamente. Pensando nisso, a profissional elaborou um passo a passo, explicando detalhadamente como manter os dentes saudáveis.
Passo a passo do fio dental
- Enrole as extremidades de um pedaço de fio dental de 40 a 60 cm em torno dos dedos.
- Segure o fio entre o polegar e o indicador de cada mão, deixando cerca de 3cm entre suas mãos
- Coloque o fio suavemente entre os dentes e penetre um pouco dentro da gengiva. “Abrace” seu dente pela frente e por trás e faça um movimento com se estivesse polindo os dentes de dentro da gengiva até que o fio saia verticalmente por entre eles.
- Repita o mesmo movimento na direção oposta, utilizando um pedaço de fio limpo.
- Caso perceba que ainda não conseguiu remover toda a placa presente, troque o pedaço de fio e repita o procedimento.
Sangramentos gengivais
Carolina também diz que é comum que a gengiva sangre devido ao contato entre ela e a placa de sujeira. Nesses casos, a pessoa não deve deixar de efetuar a limpeza com o fio dental, muito pelo contrário, pois isso evitará novos sangramentos e garantirá a saúde dos dentes.