A hipersensibilidade dentinária é um problema comum que afeta um a cada quatro adultos, mas que pode ser prevenida com alguns cuidados simples do dia a dia. Manter uma boa higiene e consumir alimentos ácidos com moderação são algumas alternativas para evitar as pontadas e dores agudas que acompanham quem sofre disso.
Leia também:
Sensibilidade nos dentes: entenda por que ela acontece
Dor de dente? Saiba quais são as principais causas
5 ótimas razões para tomar sorvete mesmo no frio
De acordo com o cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102), a principal medida para prevenir a sensibilidade nos dentes é visitar um dentista periodicamente para avaliar a saúde bucal. “É importante avaliar a condição gengival. Algumas doenças são assintomáticas e é preciso evitar que elas avancem. O diagnóstico precoce impede a retração da gengiva via doença”, afirma.
Ranger os dentes é outra causa da sensibilidade e se for identificada no início, o esmalte dos destes pode ser preservado. “Ao utilizar uma placa de acrílico durante a noite, o paciente sobrecarrega a placa e previne o desgaste do esmalte”, explica o profissional. Vale ressaltar que o esmalte danificado não pode ser recuperado e a única alternativa é fazer uma restauração em consultório utilizando outros materiais que repõem a camada.
Dicas para prevenir a sensibilidade nos dentes
Consuma bebidas ácidas com moderação. Crédito: Thinkstock
- Tenha uma boa higiene bucal. Escove os dentes da forma correta após as refeições e use fio dental;
- Utilize uma escova de dente com cabeça pequena e cerdas macias. Não escove com muita força, pois esse atrito é uma das principais causas da retração gengival;
- Consuma comidas e bebidas ácidas com moderação. Sucos de frutas, vinho, vinagre e refrigerantes ajudam a desgastar o esmalte dos dentes;
- Prefira cremes dentais e enxaguatórios bucais com flúor para ajudar a fortalecer o esmalte;
- Consulte seu dentista regularmente para fazer uma limpeza dental profissional e ter recomendações sobre cuidados diários, além de uma avaliação da sua saúde bucal.
* Esta matéria possui conteúdo publicitário