A forma como você lava a sua calcinha pode estar prejudicando a saúde da sua vagina. Segundo a ginecologista Dra. Viviane Lopes, higienizar a peça do jeito errado pode estimular o surgimento de fungos e bactérias que podem provocar infecções e levar a problemas como o corrimento ou a candidíase. Por isso, é essencial seguir as dicas da profissional do Femme Laboratório da Mulher para manter a saúde íntima sempre em dia.
Leia também
Corrimento x secreção normal: aprenda a diferenciar
Hábitos que estão acabando com a saúde da sua vagina
Depilação íntima: saiba de qual tipo os homens gostam mais
Erros ao lavar calcinha
Usar água fria – O ideal é usar água quente, que ajuda na eliminação das bactérias. Mas a profissional alerta para que a temperatura da água não passe dos 40º C.
Lavar na máquina – As calcinhas devem ser lavadas à mão. “A máquina de lavar não é indicada para a higienização das peças íntimas, pois nela são lavadas diversas roupas, onde podem ficar restos de bactérias que comprometem a saúde íntima feminina”.
Lavar junto com outras peças – Além de usar a máquina ser um erro, juntar calcinhas com outras peças de roupa também é prejudicial à saúde. As calcinhas devem ser lavadas separadamente, inclusive das roupas íntimas masculinas. Dra. Viviane indica: “Se for realmente necessário utilizar a lavadora, coloque-as dentro de embalagens próprias, saquinhos ou protetores feitos em plástico”.
Usar sabão em pó – Sabão em pó, amaciantes e alvejantes devem ser totalmente eliminados da lista de produtos para lavar calcinha. A melhor forma de higienizá-las é lavá-las com sabão neutro ou de coco, que não possuem muitos corantes e perfumes e evitam alergias.
Pendurar no box – A ginecologista garante que um dos maiores problemas em relação à maneira de lavar calcinhas acontece durante o processo de secagem. “Quando deixada para secar no banheiro, local quente e úmido, as chances de proliferação de fungos são maiores”. Evitar deixá-las expostas ao vapor da água do banho evita que fungos e outros micro-organismos apareçam.
Pendurar pelo forro da calcinha – Evite ao máximo o contato do prendedor ou mesmo da corda do varal com o forro da calcinha (parte que fica encostada diretamente na vagina). A peça deve ser pendurada do lado do avesso para evitar contaminações.
Deixar secando no sol – O melhor lugar para secá-las é em um ambiente arejado, preferencialmente na sombra. O calor do sol pode desbotar a peça e também deformá-la, dependendo do seu tecido.
Guardar em uma gaveta com sabonete ou aromatizador – As calcinhas devem ser guardadas em uma gaveta separada das demais roupas, incluindo até mesmo os biquínis, sem nenhum tipo de aromatizador para que se evite alergias e irritações.