Como evitar câimbras

Seja durante a atividade física ou no meio da noite, as câimbras costumam ser muito dolorosas e podem durar de segundos a minutos. Caracterizada por contrações involuntárias de um ou mais músculos, elas costumam atingir membros inferiores contraindo músculos e tendões.

Leia também

O que comer antes e depois de malhar? 

Suplemento certo para cada atividade física 

Banana alivia a TPM e ajuda o intestino a funcionar 

Causas

Segundo Andrea Sette, clínica geral da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz, a contrações são causadas pela prática excessiva de esportes, esforço exagerado da musculatura, desidratação e má circulação.

Alongar antes e depois da s atividades física é uma das maneiras de evitar / Crédito: Thinkstock

Baixas temperaturas também podem colaborar para o surgimento das câimbras já que o frio age na musculatura deixando-a mais tensa e contraída. “Alteração hidroeletrolítica, definida pela falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta, também pode ser uma das causas”, explica a médica.

Como evitar

A principal dica da especialista para evitar as câimbras é tomar água para manter-se hidratada. “Os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade”, explica ela. Alongar-se antes e depois de atividades físicas e antes de dormir também ajuda a evitar o problema.

Descanse os músculos após um treino intenso e evite passar muito tempo em pé. Se tiver que ficar sentada muito tempo por longos períodos, movimento o tornozelo e os dedos dos pés.

De acordo com Andrea, manter uma alimentação balanceada também é essencial. Alimentos como banana, suco de laranja e água de coco, por exemplo, ajudam a repor o cálcio e o potássio.