Escovar os dentes corretamente é o primeiro passo para garantir a saúde bucal. A limpeza diária ajuda a prevenir a formação da placa bacteriana, do tártaro e o surgimento de cáries. Contudo, colocar muita força no procedimento e utilizar uma escova de cerdas duras pode provocar a retração gengival, uma das causas da sensibilidade dos dentes.
Leia também:
8 coisas incríveis que você pode fazer se se livrar da sensibilidade
Tratamento de clareamento deixa os dentes sensíveis?
5 sopas ricas em benefícios para a sua saúde
Antes de partir para a escovação, é importante passar o fio dental e escolher um bom creme dental. “O creme auxilia na remoção da placa bacteriana graça à presença de um agente abrasivo, além de manter a frequência de flúor na boca. A quantidade ideal é a de um volume próximo ao da largura da escova”, explica o cirurgião dentista Roberto Monteiro (CRO RJ 34.295).
Dicas para escovar os dentes
Utilize sempre uma escova de cabeça pequena e cerdas macias;
Não se esqueça de escovar a língua, pois ela também acumula resíduos de alimentos. Crédito: Thinkstock
- Posicione a escova em um ângulo de 45 graus na linha da gengiva e o dente, de forma que as cerdas toquem as gengivas;
- Faça movimentos no sentido da gengiva para o dente, começando na parte de trás da arcada superior e seguindo em direção aos dentes da frente;
- Repita a mesma coisa nos dentes de baixo;
- Na parte interna dos dentes, o movimento deve ser o mesmo: posicione a escova no ângulo de 45 graus e faça o movimento da gengiva para o dente.
- Na parte interna dos dentes da frente, posicione a escova verticalmente e faça um único movimento, da gengiva para o dente, tanto em cima quanto embaixo.
- Na superfície mastigatória, o movimento é de esfregaço, vai e vem, fazendo uma pressão um pouquinho mais forte, mas sem ser agressivo.
- Não se esqueça de escovar também a língua, sempre de trás para frente.
* Esta matéria possui conteúdo publicitário