A ansiedade é um dos principais inimigos da saúde e da dieta. Em um nível controlado, o sentimento é considerado normal e até benéfico, pois nos permite ficar mais atentos a possíveis situações de risco ou de grande importância. O problema é quando ele aparece de forma constante e exagerada, elevando o nível de estresse e todas as consequências negativas que ele acarreta.
Leia também:
Identifique quando a ansiedade passa dos limites e saiba controlar
Ansiedade: sintomas e tratamento
Dê um basta na ansiedade através da fitoterapia
Ansiedade e dieta
Segundo a nutricionista Camilla Coelho, da PronoKal (Brasil), multinacional voltada para um método próprio de perda de peso e reeducação alimentar, o ganho de peso está diretamente relacionado com o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. “A ansiedade é uma das situações que elevam a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Ele é o responsável por desencadear sensações de mal estar, além de contribuir para o acúmulo de gordura corporal”, afirma a especialista.
Além do fator físico, a mudança emocional causada pelo problema frequentemente leva a episódios de compulsão alimentar, em que o indivíduo, mesmo sem fome, tenta compensar o nervosismo por meio da comida. Alimentos como chocolate e carboidratos são capazes de promover a sensação de bem-estar, aliviando a tensão.
Muitas pessoas recorrem ao chocolate para melhorar o humor (Thinkstock)
Alimentos que combatem a ansiedade
Camilla lista alguns alimentos saudáveis que ajudam a amenizar a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento:
- Cereais integrais
- Castanhas
- Carnes
- Peixes
- Frutas cítricas
- Leite e derivados
- Chocolate amargo