Quem nunca recorreu a uma bela xícara de café para se manter acordado ou para ter mais disposição durante alguma tarefa? De fato a bebida é bastante conhecida quando se trata de driblar o sono, mas saiba que não é só essa sua vocação, especialmente no que diz respeito ao cérebro.
Benefícios do café para o cérebro
Estimulante
A cafeína inibe os receptores do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Ao impedir a ação dessa substância, o cérebro fica mais atento, o que justifica o efeito estimulante que deixa alerta e tira o sono.
Ação antidepressiva
Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a cafeína age nos receptores de adenosina, que são responsáveis pela manutenção e produção de neurotransmissores importantes para o humor por fornecerem a sensação de bem-estar e euforia.
Ação analgésica
Por ter efeito vasoconstritor, a cafeína pode auxiliar no tratamento de alguns tipos de dor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca.
Efeitos do café no corpo
- Café emagrece, mas em excesso causa “efeito rebote”
- Consumir café pode trazer riscos à gestação?
- O consumo de café e chá melhora a saúde cardiovascular