Cólica com DIU de cobre pode ser bem mais forte: nutricionista ensina como driblá-la

Método eficiente, seguro e prático para evitar uma gravidez indesejada, o DIU de cobre voltou a ser um contraceptivo popular após ter permanecido esquecido por um longo período. O dispositivo, no entanto, é conhecido por causar, em algumas mulheres, aumento da intensidade das cólicas.

De acordo com a ginecologista Débora Amorim Oriá Fernandes, mulheres com fluxo menstrual intenso e cólicas devem pensar duas vezes antes de colocar o DIU de cobre. Isso porque o mecanismo de contracepção do dispositivo conta com substâncias inflamatórias que podem piorar as cólicas e aumentar o fluxo.

Cólica do DIU: como driblar

Alimentação para aliviar cólica forte

Como as cólicas menstruais são decorrentes de um processo inflamatório local, algumas medidas simples, adotadas até mesmo na dieta, podem ajudar a aliviar o problema, segundo explica a nutricionista Patricia Davidson.

Em seu perfil no Instagram, a especialista indica o consumo de óleo de peixe, vegetais e frutas, dando atenção extra a alimentos ricos em magnésio, como folhas verdes, banana, semente de abóbora, abacates e chocolate amargo. A profissional ainda indica ingestão regular de água e comidas que são fonte de vitamina B12, como o salmão.

Para amenizar as cólicas é importante ainda evitar o consumo excessivo de sal e alimentos ricos em gordura industrializadas, assim como a ingestão de bebidas com cafeína, como café, chá preto, chá verde, entre outros.

Atividade física contra cólicas

Mulheres que sofrem de cólicas menstruais ainda devem tentar manter uma rotina de exercícios. A nutricionista afirma que as atividades físicas promovem alívio do estresse e liberação de endorfinas, que ajudam a aliviar a dor e aumentar a sensação de bem-estar.

https://www.instagram.com/p/BxPUSL0HmkZ/

Cólica menstrual: dicas para aliviar