Chás: as receitas mais fáceis e mais eficazes

por | fev 19, 2012 | Saúde

Há um grande número de chás, mas as receitas mais fáceis e mais eficazes nem sempre são conhecidas no momento certo, para a condição certa. Portanto, o melhor é salvar esse artigo entre os seus favoritos, e poderá consultar sempre que necessário. É impossível postar todas as receitas, mas fizemos um esforço extra, e vamos publicar as mais recomendadas pelos herbalistas.

Fica a dica de que você pode personalizar o seu chá, e deixá-lo com o sabor que mais gosta, estando, ainda desfrutando dos benefícios medicinais. Basta conhecer as propriedades da ervas para combiná-las de maneira adequada. Um chá pode curar uma dor de cabeça, resfriados, dores musculares, tosse, ou simplesmente relaxar. Chás também podem ser aliados para a beleza, funcionando de dentro para fora para deixar sua pele mais bonita, ou seu cabelo mais forte e brilhante.

É barato e fácil de fazer, basta ter alguns requisitos. O primeiro é a erva. Depois de secas podem ser armazenadas por um longo tempo, sem que percam suas propriedades. Também poderá cultivá-las em pequenos vasos, e tê-las sempre disponíveis.

Se quer simplesmente relaxar depois de um dia estressante de trabalho, ou quer um sono repousante, coloque flores de lavanda numa xícara de água fervente, deixe por 5 minutos, e acrescente uma colherada de mel.

Para curar dor de cabeça, misture um ramo de alecrim com algumas flores de lavanda. Deixe em infusão por 5, ou 10 minutos. Beba morno.

Para a insônia faça um mix de camomila, tília, funcho, e sabugueiro. Espere que estejam em infusão por alguns minutos, e beba morno.

O melhor chá para livrar-se de uma constipação ou febre é feito com folhas de hortelã, gengibre e mel. Deixe em infusão por 10 minutos, e depois acrescente o mel. Se as condições forem acompanhadas de tosse, acrescente sálvia e anis. Deve ser bebido o mais quente possível.

Melhorar a digestão, ou acalmar dores no estômago, pode ser conseguido rapidamente depois de beber um chá de camomila. Se for uma dor muito forte, incorpore algumas folhas de hortelã.

Para dormir como um anjo, fica uma receita especial: 3 colheres de sopa de folhas de hortelã secas, 1 colher de sopa de flores de verbena secas, 1 colher de sopa de erva de gato seca, 1 colher de sopa de pétalas de rosas frescas. Misture tudo e coloque num copo de água fervente. Beba morno. O efeito é rápido, e muito eficaz.