Cerveja para um coração saudável

por | jun 30, 2016 | Saúde

Se precisa de um motivo para festejar, comemore: Cerveja para um coração saudável é a nova descoberta de cientistas italianos. Nada de exageros. Somente em doses moderadas é que bebida de preferência nacional reduz o risco de condições cardiovasculares. A boa notícia para quem gosta, é que o recomendado é beber todos os dias.

Desce só mais uma!

Para que a cerveja faça bem para o seu coração, o indicado é beber 1 copo, no máximo 2 por dia. Esta é a conclusão de uma meta análise, realizada ao redor do mundo, incluindo mais de 200 mil pessoas. É o concentrado de vários estudos, englobados num só, pela Fondazione di Ricerca e Cura, da Itália. O estudo coloca a cerveja no mesmo patamar do vinho, quando trata-se de benefícios para saúde, pois os números mostram que seu consumo pode reduzir o risco de um ataque do coração, por exemplo, em até 31%.

O resultado é reforçado pelo cardiologista americano, Dr. Hasmukh Ravat, que para felicidade geral dos bebedores de cerveja, descreve porque esta bebida é mesmo boa para a saúde humana: “ A cerveja contém proteínas, carboidratos, magnésio, vitaminas do Complexo B e até Ácido Fólico”. Juntos, estes nutrientes levam o organismo a reduzir a homocisteína no sangue (altos níveis desta substância é que deixam o organismo suscetível à problemas cardiovasculares). E comprovando que é mesmo a azeitona que engorda, o médico acrescenta que a cerveja é saudável por ser, ainda, rica em fibras e livre de gorduras.

Outra boa notícia é que esta bebida também é rica em antioxidantes naturais, os fenólicos, semelhantes aos encontrados no vinho tinto, e também nos compostos melanoidinas. Estes nutrientes formam-se quando o malte passa por aquecimento, o processo que dá à cerveja suas características principais, como a cor e o sabor. No corpo humano, a principal ação destes antioxidantes e compostos é dedicada a evitar o endurecimento das artérias, o que é ótimo para o coração.

Os estudiosos também acrescentam que o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol bom. No máximo 2 copos por dia pode incrementar o HDL em até 12%.

Mas como tudo o que é demais, faz mal, fica a ressalva de outro médico participante no estudo, o Dr Altaf Patel: “ Ultrapassar os limites adequados pode ter efeito contrário, levando o indivíduo a desenvolver problemas cardíacos, como a cardiomiopatia alcoólica, que acaba por deixar o músculo cardíaco fraco demais para conseguir bombear sangue de maneira adequada”. O especialista complementa, ainda, que o excesso também pode elevar a pressão arterial, acelerar os batimentos cardíacos, provocar cirrose, pancreatite, ou câncer, entre outras. Portanto, se quer beber a sua cervejinha saborosa, geladinha e saudável, não ultrapasse 2 copos a cada dia.

O resultado deste estudo foi publicado pelo European Journal of Epidemiology