Câncer renal: causas, sintomas e tratamento

por | jun 30, 2016 | Saúde

Responsável por filtrar impurezas do sangue para eliminá-las na urina e estabelecer o equilíbrio fisiológico da pressão arterial, os rins são órgãos importantes e que pode apresentar problemas graves como insuficiência renal e câncer de rim.

Leia também

Como prevenir problemas nos rins 

Suplemento sem indicação coloca em risco coração, fígado e rins 

Pedras nos rins são mais comuns no verão. Entenda a doença e tratamento 

O câncer começa no revestimento de tubos muito pequenos localizados nos rins. O carcinoma de células renais é mais comum em adultos e acomete principalmente homens a partir dos 50 anos.

Causas

A causa exata do problema é desconhecida. Contudo, há fatores que aumenta o risco de o paciente desenvolver o problema. Segundo informações do Hospital A. C. Camargo, instituição especializada no tratamento oncológico, ente esses fatores estão obesidade, hipertensão arterial, tabagismo, uso de antihipertensivos, dietas ricas em gorduras saturadas e carnes vermelhas e síndromes hereditárias de risco para câncer de rim, como a síndrome de von Hippel Lindau.

Sintomas

Tipo câncer diagnosticado precocemente por meio de exames, o câncer de rim apresenta sintomas como dores lombares, sangramento urinário, massa palpável, hipertensão arterial de difícil controle, e ás vezes emagrecimento, febre e sudorese.

Paulo Goulart morreu aos 81 anos em decorrência de um câncer renal avançado / Crédito: Divulgação TV Globo

Diagnóstico

O problema é geralmente diagnosticados por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética.

Tratamento

De acordo com o Hospital A. C. Camargo, para tratar o câncer de rim pode ser realizada a remoção total (nefrectomia radical) do órgão ou dependendo do tamanho e localização das lesões, a remoção apenas dos tumores (nefrectomia parcial). O tratamento cirúrgico pode ser realizado por via aberta ou laparoscópica (vídeo). Além disso, em casos de metástases, são usadas drogas conhecidas com terapia de alvos moleculares, que se dirigem a moléculas envolvidas na progressão da doença.