Mesmo quem diariamente obedece a recomendação médica de passar protetor solar antes de sair de casa, normalmente acaba ignorando uma pequena área do rosto que também sofre com os efeitos dos raios solares e, consequentemente, com o câncer de pele: as pálpebras.
Como proteger os olhos dos raios solares
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, é bastante comum ignorar completamente a área dos olhos na hora de aplicar o filtro solar. A descoberta foi obtida através da análise de como 57 pessoas usavam o protetor.
No experimento, os voluntários foram instruídos a aplicar o protetor solar como faziam normalmente. Em seguida, os rostos dos indivíduos foram fotografados e, com câmeras sensíveis à radiação ultravioleta emitida pelo sol, foi possível notar que até 14% da região dos olhos era ignorada na hora de passar o filtro, enquanto no resto do rosto o índice ficou em 7%.
Parte dos tumores de pele aparece em áreas dos olhos, onde eles justamente se tornam mais perigosos e de tratamento bastante delicado, já que a retirada de nódulos exige uma cirurgia minuciosa, com a necessidade, em parte dos casos, de reconstrução da pálpebra.
A aplicação de protetor solar na região das pálpebras não é nada confortável, já que o produto pode escorrer e afetar os olhos. Mas, então, como fazer para proteger a área dos raios solares?
A medida mais simples e eficaz é apostar no uso de óculos de sol de qualidade que, além de garantirem conforto visual nos dias de muita claridade, ainda têm a capacidade de proteger as pálpebras dos raios ultravioletas.
Além disso, vale ainda resgatar os bons e velhos chapéus, bonés e viseiras, que também podem ajudar a proteger os olhos dos danos causados pelos raios solares.
Como proteger a pele contra os efeitos do sol
- Como usar protetor solar no dia a dia: 7 dúvidas respondidas
- Sol da praia X sol na cidade: saiba qual deles é pior para sua pele
- Motivos para te convencer a usar protetor todo dia, mesmo sem sair de casa