Originário das regiões secas da Europa, o tomilho cada vez mais frequentemente utilizada para a culinária. Entretanto, os produtos produzidos a partir da planta contém importantes propriedades que podem ser utilizadas para combater problemas relacionados à saúde. Assim, o tomilho pode ser usado, por exemplo, para tratar doenças pulmonares como, infecções, tosses secas ou carregadas e age como antisséptico e expectorante para o aparelho respiratório.
Leia também:
Óleo de café verde para retardar o envelhecimento da pele
Benefícios do óleo de algodão
Como fazer pomada de confrei
Como usar o óleo de tomilho
O óleo essencial de tomilho é produzido a partir da destilação das folhas e um de seus usos mais recorrentes é o aromaterápico, em sais de banho e sabonetes. Além disso, a substância também age na pele como um antibacteriano, adstringente, cicatrizante e antisséptico. No organismo o tomilho também age como antiespasmódico.
Para amenizar dores nas articulações e no tórax causas por bronquites e infecções, o óleo de tomilho para ser utilizado para massagear as regiões doloridas. Além disso, o óleo serve também como repelente natural e alivia a inflamação causada por picadas de insetos.
Como plantar tomilho
Para cultivar tomilho, é necessário área com solo seco, alcalino e iluminado constantemente pelo sol. Para plantar as sementes, utilize um local fechado, transfira para os vasos quando brotarem e quando estiverem mais firmes, transfira para a área definitiva de cultivo.