Benefícios da manjerona

por | mar 13, 2014 | Saúde

A manjerona é uma erva semelhante ao orégano, bastante utilizada com tempero para comidas. A partir de suas folhas, entretanto, podem ser produziso chás e óleos que trazem uma série de benfícios para tratar alguns problemas de saúde. Entre eles estão as propriedades analgésicas, antissépticas, anti-virais, bactericidas, diuréticas, digestivas e outras.

Leia também:
3 motivos para incluir o manjericão na dieta

20 temperos que afastam doenças

3 combinações de ervas para fazer chás funcionais

Para quem sofre com dores e inflamações nos músculos ou nas articulações, o óleo essencial de manjerona pode ser utilizado em massagens para aliviar os incômodos. Seu efeito anti-espasmódico contribui também para aliviar incômodos no aparelho respiratório e digestivo, além de aliviar cãibras causadas por esforço muscular excessivo.Para quem sobre com problemas causados pelos impulsos e desejos sexuais incontroláveis, esse óleo serve também como um anafrodisíaco – que produz o efeito contrário ao afrodisíaco.

Além do óleo, o chá feito com manjerona ajuda a combater problemas como indigestão, retenção de líquidos, calmante, levemente laxante (em quantidades moderadas, ajuda quem sofre com intestino preso), além de ser um bom relaxante que, se ingerido pouco antes do horário de dormir, promoverá um sono mais tranquilo.

Como preparar chá

Para cada litro de água, utilize duas colheres de sopa de manjerona. Ferva a mistura e, em seguida, deixe-a abafada por cerca de dez minutos. Coe antes de beber.