A couve-flor é um vegetal originário da Ásia e conhecido por sua aparência de buquê. Além de ser apreciada por muitos, ainda guarda diversos benefícios à saúde. Confira alguns deles:
Leia também
Alimentos que previnem o câncer: 5 melhores opções
Alimentos que evitam dores musculares
Alimentos contra gastrite: 5 melhores
Couve-flor previne câncer
A couve-flor, além de vitaminas C, B5 e K, ainda tem em sua composição grandes quantidades de antioxidantes. Essas substâncias são relacionadas à prevenção de câncer, entre eles o de pulmão, cólon, ovário e próstata.
Couve-flor previne doenças cardiovasculares
A couve-flor também atua na prevenção de problemas cardiovasculares, devido às suas propriedades associadas à diminuição de um aminoácido chamado homocisteína. As altas taxas deste componente no sangue são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.
Como consumir a couve-flor?
A couve-flor pode ser consumida crua, em saladas e seletas de legumes. O vegetal também pode ser servido levemente cozido em água ou gratinado no forno. Uma das formas mais apreciadas é quando usado para base de receitas de suflê.
Como conservar a couve-flor?
- A couve-flor pode ser guardada inteira, sem lavar, na geladeira. Para isso, basta envolve-la em um saco plástico perfurado, a fim de não acumular água, e com o caule para baixo. Neste estado, ela dura por cinco dias. O mesmo procedimento pode ser adotado no caso das flores já estarem picadas, mas a durabilidade diminui para dois a três dias.
- Para congelar couve-flor, separe as flores e deixe-as de molho em água com sal por 30 minutos. Depois, cozinhe por quatro minutos e coloque em água gelada para interromper o cozimento. Escorra, guarde em um recipiente hermeticamente fechado e leve ao congelador.