null: nullpx
imunidade-Tasaudavel

Azeite de dendê é rico em vitamina que protege células e aumenta imunidade, diz estudo

Publicado 11 Nov 2020 – 02:58 PM EST | Atualizado 11 Nov 2020 – 04:00 PM EST
Compartilhar

O azeite de dendê, ingrediente comum na culinária baiana, contém quantidades abundantes de compostos de vitamina E, como tocoferóis e tocotrienóis, que têm efeitos antioxidantes e protegem as células de danos causados por produtos químicos tóxicos produzidos por processos metabólicos.

Um estudo realizado por pesquisadores da Malásia e da Líbia descobriu que a vitamina E pode, além de proteger células, ajudar a aumentar a resposta imunológica do corpo. A pesquisa, conduzida em células de fígado de camundongos, foi publicada no dia 3 de novembro de 2020 na revista científica Current Pharmaceutical Biotechnology.

Azeite de dendê aumenta imunidade

O azeite de dendê, também chamado de óleo de palma, é rico em compostos de vitamina E, como tocoferóis e tocotrienóis, que ajudam a proteger as células de danos químicos tóxicos.

Azman Abdullah, co-autor da pesquisa, explica que o estudo é o primeiro a identificar o efeito dos tocotrienóis sobre o Nrf2 no material genético do núcleo. O Nrf2 ajuda a regular as proteínas antioxidantes para prevenir o dano oxidativo no corpo.

Diversos trabalhos científicos têm demonstrado efeitos benéficos do azeite de dendê no sistema imunológico, que incluem atividade antioxidante e anticancerígena, por exemplo.

Os pesquisadores esperam que as atuais descobertas abram caminho para remédios acessíveis para uma grande variedade de doenças.

Receitas para fortalecer o sistema imunológico

Compartilhar
RELACIONADO:imunidade-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse