Artrite reumatoide pode causar doenças nos olhos

por | jun 30, 2016 | Saúde

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações, tecidos e também pode prejudicar alguns órgãos. Entre eles, os olhos podem ser comprometidos e a visão tende a ser afetada por diferentes doenças, graças à falta da produção de colágeno.

Leia também

Entenda o que é o colesterol e mitos e verdades sobre a doença

Infecção urinária: tudo sobre prevenção e tratamento

Médico explica o que acontece com o corpo em uma crise de estresse

Entre as mais comuns está a Síndrome do Olho Seco. “Quando a produção do colágeno é prejudicada, ocorre a síndrome, que destrói as glândulas que produzem lágrimas e saliva, causando o ressecamento dos olhos e boca”, explica a oftalmologista Renata Bekin, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

São sintomas: ardência, queimação, ressecamento, sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento excessivo. Para prevenir, é necessário o acompanhamento periódico com o reumatologista e oftalmologista. A qualquer sintoma percebido pelo especialista, deve-se iniciar o tratamento da também conhecida como Síndrome de Sjogren, que pode ser feito com lubrificantes tópicos, e em alguns casos, colírios com corticóides tópicos e ciclosporina.

O uso deve ser acompanhado por especialistas, já que pacientes que possuem apenas a artrite reumatoide e controlam a doença com remédios podem prejudicar a visão. “Os corticoides podem causar glaucoma e catarata; a cloroquina e a hidroxicloroquina podem afetar a retina e a córnea. Os pacientes que usam esses medicamentos para tratar a doença crônica, devem fazer exames oftalmológicos – fundo de olho, campo visual e teste de cores – com frequência”, alerta a especialista.

Síndrome do Olho Seco é a principal doença ocular causada pela artrite reumatoide (Créditos: Shutterstock)

Como evitar e amenizar sintomas

Segundo Dra. Renata, os portadores de artrite reumatoide são mais sensíveis a mudanças de temperatura e de ambiente. “Por isso, é necessário utilizar lubrificantes oculares, tentar piscar mais vezes e qualquer alteração nos olhos, procurar seu médico com urgência”, orienta.

Para aliviar os sintomas, além dos lubrificantes, é preciso adotar medidas ambientais como espalhar panos úmidos e bacias com água pela casa para aumentar a umidade relativa do ar e ainda aderir a uma dieta rica em ômega 3, presente em peixes, azeite de oliva e óleo de semente de linhaça.

Outras doenças oculares

Apesar de a Síndrome do Olho Seco ser a mais comum, a artrite reumatoide também pode causar outras doenças oculares, como a episclerite (inflamação na parte branca do olho que causa vermelhidão sem dor), ceratite ulcerativa (inflamação da córnea que causa afinamento da periferia da córnea resultando na distorção da visão e às vezes até na perfuração da córnea e perda do globo ocular) e a vasculite retiniana (forma rara na qual os vasos sanguíneos da retina ficam inflamados).