Anticoncepcional para Síndrome dos Ovários Policísticos só mascara sintomas, diz médica

por | jun 26, 2019 | Saúde

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge cerca de 10% das mulheres em idade fértil e provoca a formação de cistos que alteram a estrutura do ovário e podem até causar infertilidade nos casos mais graves.

Entre os principais sintomas da SOP estão menstruação irregular, aumento de pelos e surgimento de acne. A forma mais simples de amenizar estes efeitos é fazendo uso contínuo de pílula anticoncepcional. Mas será que este é o melhor tratamento?

Anticoncepcional contra a SOP: como ele age

Mulheres com ovários policísticos produzem mais hormônios masculinos, e o anticoncepcional serve para compensar esse desequilíbrio. Por isso, em um primeiro momento, a pílula ameniza os sintomas mais perceptíveis da SOP. Mas não ajuda em nada a tratar a origem do problema.

Segundo a ginecologista Luciana Deister, da Clínica Patricia Davidson Haiat, a resistência à insulina é a causa da Síndrome dos Ovários Policísticos mais frequente. Portanto, o tratamento mais eficaz envolve a mudança para um estilo de vida mais saudável.

Resistência à insulina: o que é

Em situações normais, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que sinaliza a todas as células a necessidade de absorver a glicose (açúcar) ingerida e disponível no sangue. Essa glicose absorvida é usada como fonte energia.

O desarranjo aparece quando o organismo começa a ficar resistente à insulina e ela precisa ser produzida em quantidades cada vez maiores para que o corpo entenda que precisa absorver glicose.

No ovário, quando essa resistência das células à insulina aparece, desencadeia uma desorganização no desenvolvimento do folículo e na produção hormonal. Os hormônios masculinos passam então a ser produzidos em maior quantidade, o que dá origem à Síndrome e todos os seus problemas subsequentes.

Além de ter origem genética, a resistência à insulina também aparece fruto de maus hábitos alimentares e de estilo de vida. É por isso que o tratamento mais efetivo é chegar na causa primária: a resistência à insulina, e não mascarar os sintomas apenas amenizando os efeitos dos hormônios masculinos.

O ideal, portanto, é equilibrar o organismo para que ele não tenha a resistência à insulina, não precise produzir grandes quantidades dessa substância e consequentemente, no ovário, deixe também de produzir quantidades irregulares de hormônios masculinos.

Resistência à insulina e Síndrome dos Ovários Policísticos: como tratar

Alimentação equilibrada, exercícios físicos e medicamentos que melhoram a sensibilidade à insulina são as melhores formas de tratar a SOP pela raiz. Diferente da pílula, que apenas camufla os sintomas e lança uma bomba de hormônios sobre um organismo que já sofre com distúrbios hormonais.

A médica ainda recomenda o uso do DIU de cobre como alternativa ao anticoncepcional em pacientes com SOP, por ser um método contraceptivo que não altera o eixo hormonal do organismo. Segundo ela, o uso constante e prolongado de hormônios sintéticos pode ter efeitos adversos à saúde da mulher.

https://www.instagram.com/p/BxPnfFIlkgs/

Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos