Alimentos recomendados para estômagos sensíveis

por | jun 30, 2016 | Saúde

Os alimentos recomendados para estômagos sensíveis amenizam o impacto no organismo da azia, dor, sensação de “estar muito cheio”, mesmo comendo pouco, e da falta de apetite, entre outros sintomas desagradáveis. Todos estes sintomas podem ser facilmente resolvidos com uma dieta específica.

Por regra, os problemas de estômago são derivados de uma dieta pobre em nutrientes, e com excesso de temperos e gorduras, onde se agravam com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, ou de tabaco.

Só o fato de diminuir a gordura durante as refeições já promove uma grande melhoria. Há que dar preferência para os óleos vegetais na preparação dos alimentos, já que estes neutralizam a acidez, desde que adicionado diretamente à comida, sem passar pelo processo de cozimento. Não é só azeite de oliva que pode ser usado para temperar uma salada, por exemplo. Se tenciona tratar realmente de problemas estomacais, também há que evitar especiarias como o cravo, o coentro e a noz-moscada, assim como o excesso de café, e alimentos que são industrializados.

Para evitar problemas devido a sensibilidade do estômago, é necessário alterar não só os hábitos alimentares, mas também o modo como se come. Comer às pressas, com a boca aberta, e sem mastigar devidamente, só agrava o problema. Ao ser bem mastigada, a comida se mistura com a saliva, o que leva o estômago a ter menos trabalho, facilitando a digestão.

E para aumentar a resistência estomacal de maneira gradativa, é importante dedicar algumas semanas a uma dieta especial.

Faça um cardápio com carnes brancas, como o peixe e o frango, que não devem ser fritos, mas sim grelhados, ou assados com o mínimo de gordura. Os legumes feitos no vapor conservam melhor suas propriedades nutritivas, portanto, são os mais indicados para estar presentes em todas as refeições principais.

Para fortalecer o Sistema Digestivo beba um suco natural de repolho e cenoura – apenas metade de um copo -, antes do almoço e jantar, e outra vez antes de dormir.

As bananas são também são grandes aliadas neste caso. Coma pelo menos 3 no decorrer do dia. Se preferir, poderá substituí-las por goiabas, desde que estejam bem maduras.

Enquanto isso, faça questão de ingerir um iorgute natural todos os dias de manhã, e de incluir arroz branco, batatas cozidas e leguminosas nas refeições principais.