A acne é um problema comum na vida de muitos jovens e adultos e, embora esteja muito relacionada a desequilíbrios hormonais, também pode ter origem e se agravarem em função de hábitos alimentares. Confira os principais alimentos que pioram espinhas.
Doces e massas
Ricos em açúcar e pobres em nutrientes, guloseimas e massas à base de farinha branca pode piorar as espinhas. O chocolate e outros doces, por exemplo, são ricos em gorduras saturadas, que prejudicam a saúde da pele e do organismo de maneira geral.
Leite e derivados
Embora sejam ricos em cálcio e muito nutritivos, o leite e seus derivados – especialmente os mais gordurosos – podem agravar quadros de acne em função da concentração de hormônios nesses alimentos, que aumentam a produção de sebo pela pele.
Fast food
Refrigerantes e comidas fritas também prejudicam a saúde da pele, especialmente em função da alta quantidade de gordura saturada.
Carnes animais
As carnes de origem animal são nutritivas e ricas em proteínas, entretanto também têm alta concentração de hormônios, que podem desequilibrar a p rodução de óleo pela pele.
Sal
Em excesso, sal faz mal à saúde e para quem tem tendência a desenvolver acne, o perigo é ainda maior. Isso porque a concentração de sal iodado no sangue desequilibra a produção hormonal e pode deixar a pele mais sensível às espinhas.
Alimentos enlatados
Além de serem ricos em sódios, alimentos enlatados costumam ter alta concentração de gordura na composição – uma combinação perigosa para a saúde do corpo e da pele.
Leia também:
Hidratate caseiro para peles oleosas e com acne
Compressa para acne com chá de camomila
Apagar cicatrizes deixadas por acne e espinhas