Ao contrário do que muitas pessoas pensam, músculos bem definidos e avantajados não são resultado exclusivamente do trabalho intenso na academia. Para alcançar esse resultado, é fundamental atentar-se melhor à alimentação. A boa notícia é que existem alimentos que atuam especificamente na formação dos músculos e na produção de energia para se exercitar melhor. Veja quais são.
Espinafre
As folhas do espinafre carregam substâncias que aumentam a oxigenação dos músculos e potencializa a geração de energia e atua diretamente no metabolismo e no fornecimento energético para que a estrutura muscular funcione.
Azeite de oliva
As gorduras monoinsaturadas e antioxidantes do azeite impedem a oxidação dos tecidos – atividade que leva ao envelhecimento muscular. Além disso, o ômega 3, uma das gorduras do alimento, ajuda a diminuir o colesterol, fornece energia e aumenta a resistência das células dos músculos.
Soja
A proteína proveniente da soja é importante por repor outros tipos de proteínas perdidas durante atividades físicas. Por isso, o alimento a ajuda a formar e renovar todo o tecido muscular.
Carne vermelha
A carne vermelha é a maior fonte alimentar de vitamina B12 que atua no funcionamento das células musculares e nervosas. Além disso, é fonte de proteínas, ferro, zinco e aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo. Para aproveitar melhor os benefícios da carne, prefira os cortes mais magros, como filé mignon, maminha e lagarto.
Leia também:
Carne vermelha: mocinha ou vilã?
Batata doce auxilia no ganho de massa muscular
Sucos proteicos para ganhar massa muscular