14 alimentos anti-inflamatórios para colocar na sua dieta: reduzem inflamação no corpo

Maus hábitos alimentares são alguns dos principais fatores que causam inflamação no corpo, condição associada ao inchaço, ganho de peso, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e até mesmo câncer. Para combater o problema de forma natural, conheça uma lista de alimentos anti-inflamatórios conhecidos por reduzir a inflamação crônica do corpo:

Alimentos anti-inflamatórios

Espinafre: vegetais com folhas verdes são ricas em vitaminas e minerais essenciais, especialmente a vitamina K, que é conhecida por ter propriedades anti-inflamatórias.

Couve-flor: assim como brócolis e repolho, o alimento é boa fonte de fibras, que promovem a saúde do intestino e, consequentemente, combatem a inflamação do corpo.

Sementes de chia ou linhaça: as opções, também ricas em fibras, evitam a inflamação e são fontes de ômega-3.

Oleaginosas: amêndoas, nozes e pistache são algumas das opções que combatem a inflamação crônica do corpo por serem ricas em proteínas e gorduras saudáveis.

Colher de castanhas. (Crédito: Fernanda Martinez/Unsplash)

Frutas vermelhas: opções como framboesa, mirtilo e morango têm ação antioxidante e ainda são fontes de ômega-3 e fibras, nutrientes que evitam a inflamação.

Cúrcuma: também conhecida como açafrão, a especiaria possui componentes que funcionam como anti-inflamatórios naturais.

Gengibre: considerado um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais, o alimento ainda contribui para aceleração do metabolismo, evita náuseas e facilita o processo de digestão.

Alho: o alimento é fonte de compostos de enxofre, que reduzem os riscos de inflamações e ainda fortalecem o sistema imunológico.

Salmão: assim como o atum, o peixe contém ômega-3 e gorduras boas, considerados importantes no combate à inflamação crônica do corpo.

Chocolate amargo: quando consumido com moderação, o doce previne a inflamação do corpo, reduzindo as chances de doenças.

Batata-doce: o alimento é rico em vitaminas C e E, carotenoides e betacaroteno, que reduzem os riscos de inflamação crônica do organismo.

Chás: verde, preto e branco são os tipos de chás que contêm catequinas, substâncias associadas a uma redução nos riscos de inflamação.

Aveia: grãos integrais são alimentos considerados anti-inflamatórios naturais que ajudam a reduzir os níveis de proteína C-reativa, que ainda colabora para o controle de peso.

Soja: o alimento e seus derivados são conhecidos por reduzir uma proteína que causa inflamação associada a doenças cardiovasculares

Saúde e alimentação