Alergia alimentar: novo tratamento promove tolerância ao alimento antes proibido

por | jun 30, 2016 | Saúde

Alergias alimentares, como a doença celíaca, não tem tratamento e precisam de constante controle da alimentação. Contudo um novo tratamento, chamado dessensibilização alimentar, promete mudar essa realidade.

Leia também

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite? 

Veja receitas para quem tem intolerância a glúten ou quer perder medidas 

Papel higiênico e absorvente perfumados causam alergia? 

Segundo Fábio Morato Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e supervisor do Serviço de Dessensibilização do Hospital das Clínicas de São Paulo, o tratamento já está disponível no Brasil e ele é comprovadamente uma alternativa eficaz para resolver o problema das alergias.

A pesquisa deixou os alérgicos tolerantes ao alimento antes proibido / Crédito: Thinkstock

Como funciona

Também conhecida como Imunoterapia Oral e é realizada com a ingestão do alimento alergênico causador, com o objetivo de tornar o organismo mais tolerante à substância. Segundo o especialista, o tratamento é realizado entre 12 e 15 sessões. “No início, o alimento é diluído e começa a administração oral do extrato alimentar, em pequenas quantidades, que vão aumentando, progressivamente, até uma porção habitual, ou seja, uma refeição comum”, explica.

Estudo

Um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet comprovou a eficácia da técnica. O grupo de médicos conseguiu dessensibilizar crianças alérgicas a amendoim fazendo-as ingerir pequenas doses deste alimento. Depois de seis meses de tratamento, as crianças passaram a tolerara doses diárias de 800 mg de amendoim em pó, o equivalente a cinco amendoins.