null: nullpx
cabelos brancos-Tasaudavel

Afinal, por que o estresse deixa o cabelo branco? Ciência responde

Publicado 17 Mar 2022 – 10:05 AM EDT | Atualizado 20 Abr 2022 – 10:42 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Cabelo branco Crédito: Neziha Kalı Ertuğrul/Getty Images/iStockphoto

Você certamente já sabe que o estresse afeta o corpo da cabeça aos pés e provavelmente já ouviu falar que a condição é capaz, inclusive, de deixar uma pessoa com cabelos brancos. Saiba que o fenômeno não se trata apenas de uma crença popular: a ciência finalmente comprovou a relação.

Como o estresse deixa o cabelo branco

De acordo com um recente estudo da Universidade de Harvard, existe realmente uma associação entre estresse e cabelos brancos. As descobertas foram publicadas pela revista científica Nature.

O estresse ativa áreas do sistema nervoso relacionadas a respostas de perigo e fuga e um dos resultados desse processo é, justamente, um irreversível dano a células responsáveis pela pigmentação dos folículos capilares. Ou seja: o surgimento de fios brancos.

Analisando o sistema nervoso simpático, os pesquisadores foram capazes de verificar que o estresse provoca, em determinados nervos, a liberação uma substância química chamada norepinefrina que, por sua vez, ativa de forma excessiva as células-tronco.

Após um período sob intensa atividade (causada pelo estresse), as células-tronco morrem e não deixam nenhuma substituta para promover a coloração dos cabelos, fazendo com que os fios fiquem brancos prematuramente.

O cientista Ya-Chieh Hsu, líder do estudo, afirma que a descoberta pode ajudar a entender como o estresse prejudica as células-tronco e, consequentemente, encontrar soluções que possam bloquear o dano causado.

Ainda segundo o pesquisador, não está claro se o mecanismo de estresse que torna os cabelos brancos é o mesmo que o envelhecimento normal, que ocorre com a idade. No entanto, se o processo for igual, também poderá existir, no futuro, uma maneira de frear o processo.

Como estresse afeta o seu corpo

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse