Acupuntura auricular ajuda a perder peso e acelerar metabolismo

por | maio 9, 2014 | Saúde

Já ouviu falar em auriculoacupuntura? Trata-se de um método que tem como objetivo estimular pontos específicos da orelha e que ajuda a emagrecer. De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade sul-coreana e Kyung Hee, a técnica é cientificamente eficaz.

Leia também:
Acupuntura é eficaz contra celulite
C
ólica menstrual pode ser tratada com celulite
M
edicina tibetana: para o corpo e mente

O estudo realizado pelos pesquisadores reuniu 91 voluntários, todos acima do peso, em três grupos. No grupo um, as agulhas foram aplicadas em cinco pontos diferentes nas orelhas, ligados ao apetite, ao estômago, ao baço, ao sistema endócrino – sistemas importantes do metabolismo – e a um ponto denominado shen-men, relacionado à compulsão alimentar. 

No segundo grupo, a acupuntura foi realizada apenas na área do apetite e o terceiro grupo não foi submetido a tratamento algum. No final de algumas semanas, o primeiro grupo conseguiu diminuir o índice de massa corporal (IMC) em 6,1%, o segundou diminuiu 5,7% e o terceiro grupo não apresentou mudanças significativas.

Acupuntura faz bem?

Além de ajudar no processo de emagrecimento a técnica oriental de a cupuntura serve para tratar problemas também com sono e cansaço excessivo, dores musculares, ansiedade,problemas intestinais e está relacionada até mesmo ao tratamento da infertilidade.

Para quem quer usar a acupuntura para emagrecer também pode tê-la como aliada no tratamento da tireoide, que, em alguns casos, como no hipotireoidismo, traz outros malefícios além do ganho de peso, como aumento da frequência cardíaca, do colesterol ruim e fadiga.