9 famosas que optaram por congelar óvulos e explicaram o porquê da decisão

O congelamento de óvulos é um método de fertilização utilizado para oferecer à mulher a liberdade de engravidar quando quiser, mesmo que, pelo avançar da idade suas taxas de fertilidade já estejam em declínio.

Muitas famosas aderiram ao tratamento nos últimos anos como uma possibilidade de postergar a gestação enquanto focam em outras coisas em suas vidas, como trabalho ou viagens, por exemplo. Confira 9 celebridades que congelaram seus óvulos e quais foram seus motivos.

Famosas que congelaram óvulos

Chrissy Teigen

Model Chrissy Teigen attends the 2018 Glamour Women Of The Year Awards: Women Rise on November 12, 2018 in New York City. (Photo by Angela Weiss / AFP) (Photo credit should read ANGELA WEISS/AFP via Getty Images)
ANGELA WEISS/AFP via Getty Images

A atriz Chrissy Teigen revelou, em entrevista ao site Bustle em abril de 2021, que enfrentou muitos desafios de fertilidade. Por isso, a decisão foi a única forma de fazer uma gestação dar certo. “Ter filhos é muito bonito e maravilhoso (…). Temos que abrir nossas mentes para diferentes modos de concepção, e ter a certeza de que estamos cuidando de nós primeiro”. Ela e o marido John Legend são pais da pequena Luna, de seis anos, e de Miles, com quase quatro.

Claudia Raia

Claudia Raia
Reprodução/Globoplay

Mãe de Sophia Raia e Enzo Celulari, Claudia Raia revelou que ainda possui o desejo de ter mais um filho. Aos 54 anos, ela revelou ter óvulos congelados em entrevista ao GShow. “Ser mãe é o melhor papel da minha vida. Ter mais filhos é uma possibilidade. Jarbas não é pai, mas tem muita vontade. (…) Tenho óvulos congelados e hoje em dia, não é mais um problema ser mãe mais tarde”.

Emma Roberts

Eric Roberts y Emma RobertsEmma está rodeada de talentosas celebridades que han enamorado el séptimo arte. Esto debido a que su padre, Eric Roberts ha aparecido en producciones como ‘Suits’, ‘The Dark Night’ y ‘Heroes’.”/><figcaption
class=Getty Images

Emma Roberts teve medo de não poder ter filhos após um diagnóstico de endometriose. Em novembro de 2020, a atriz contou à revista Cosmopolitan sobre o diagnóstico. “Eu sempre pensava que aos 24, estaria casada e com filhos. (…) Há alguns anos, descobri uma endometriose não diagnosticada desde a adolescência”. Um médico visto na época disse à Emma que as fortes cólicas eram apenas “um pouco de drama”, mas o sintoma já sinalizava a condição.

“Quando descobri (a endometriose), já havia afetado minha fertilidade. Me disseram, ‘Você deveria congelar seus óvulos ou buscar outras opções’. Para ser honesta, fiquei mortificada. Só o pensamento de seguir com isso e perceber, de repente, que eu não poderia ter filhos… Foi um processo muito difícil”. A atriz considerou a opção, mas em meio ao processo, engravidou naturalmente de Rhodes, nascido no mesmo ano.

Fabiula Nascimento

Fabiula Nascimento
Anderson Borde / AgNews

Após dar a luz aos gêmeos Roque e Raul, aos 43 anos, a atriz revelou que congelou seus óvulos em 2016. Ela tentou engravidar de forma natural, mas não conseguiu. Por isso, utilizou fertilização in vitro para a gestação dos filhos.

Khloé Kardashian

Khloé Kardashian
Khloé Kardashian / Instagram

Khloé Kardashian comentou sobre suas dificuldades em engravidar durante um episódio do programa de sua família, “Keeping up with the Kardashians”, em abril de 2020. A empresária já era mãe de True, sua única filha com Tristan Thompson.

“Eu decidi congelar meus óvulos porque não haviam lados negativos”, disse no programa, enquanto era questionada pela família sobre sua decisão. Porém, ela e o namorado descobriram no processo que seus óvulos não eram fortes o suficiente para resistir ao congelamento. “Eles tinham que ser imediatamente fertilizados para fazer embriões, então na verdade, eu congelei embriões“, revelou Khloé. “Eu definitivamente quero mais filhos. Tenho tantos irmãos e irmãs. Penso neles como uma bênção”. Em certo ponto, Khloé também considerou usar uma barriga de aluguel para o próximo bebê.

Paolla Oliveira

TV Globo

Em entrevista ao “Saia Justa”, programa do canal GNT, Paolla Oliveira revelou ter optado pelo procedimento após descobrir um problema de saúde induzido pelo estresse que estava “envelhecendo” seus óvulos. “Você poder ter essa tranquilidade de optar por ser mãe mais para frente e com saúde, eu nem sei o que dizer. Eu queria que mais mulheres tivessem essa possibilidade”, explicou a atriz.

Rebel Wilson

Rebel Wilson
Mark Metcalfe/Getty Images

A atriz fez sua revelação sobre o congelamento de óvulos em uma live no Instagram, no final de 2020. Rebel Wilson comentou que todas as “mulheres com boas carreiras” deveriam fazer o mesmo. “Eu estava pensando sobre fertilidade e ter óvulos de boa qualidade no banco, então eu pensei ‘ok, vou fazer isso. Vou ficar saudável'”, comentando como a decisão também esteve relacionada às melhorias de bem-estar que incluiu em sua rotina.

Rita Ora

Getty Images

A cantora Rita Ora disse ao Sunday Times em dezembro de 2020 que congelou óvulos pela primeira vez aos 24 anos, em um processo que segundo ela, foi bem dolorido. “Eu não quero sentir a pressão de ‘oh, Deus, nosso tempo está acabando’. Não é justo nós termos que sentir isso, não é?”, questionou.

A artista também completou dizendo que sonha em ter uma grande família no futuro. Ao jornal The Independent, em dezembro de 2021, admitiu que a decisão foi a melhor que já fez. Atualmente, ela namora o diretor Taika Waititi.

Sarah Andrade

Sarah Andrade
Fabricio Pioyani / AgNews

A ex-BBB de 30 anos tomou a decisão de congelar seus óvulos para poder usá-los no futuro. A declaração foi feita em entrevista à revista Contigo: “Por ter muita vontade de ser mãe, de constituir uma família, eu tinha aquele medo da mulher, de ‘perder tempo'”, revelou.

Fertilização in vitro

Fertilização in vitro: primeiros sintomas da gravidez