null: nullpx
fb_ia-Tasaudavel

8 chás digestivos para beber e acabar com incômodos estomacais

Publicado 30 Jun 2016 – 05:03 PM EDT | Atualizado 2 Abr 2018 – 04:55 PM EDT
Compartilhar

Muitas infusões podem ser ingeridas diariamente entre as refeições, auxiliando na digestão e favorecendo o bom funcionamento do organismo. Se você não tem o hábito de beber chá quente, prepare uma jarra, leve para gelar e consuma durante o dia, como refresco. Assim, fica muito mais fácil atingir a cota de líquido diária recomendada para se manter limpa e hidratada, e ainda aproveitar para estimular o metabolismo na digestão e absorção de nutrientes.

Infusões que ajudam a digestão

Hortelã

O chá de menta acelera a digestão e age como analgésico em qualquer dor de barriga. Também causa um efeito estimulante no sistema digestivo, acelerando seu processo. Também é eficiente contra problemas de estômago e pode ajudar contra síndrome do intestino irritável, náusea, dor, diarreia ou constipação.

Camomila

A flor contém óleos essenciais e flavonóides, que realmente relaxam a musculatura lisa do trato digestivo, aliviam a dor e as cólicas. O chá de camomila também promove o peristaltismo normal, que são as contrações do trato intestinal que ajudam a movimentar os alimentos.

Boldo

A infusão conhecida por seu sabor amargo contém uma substância que lhe confere essa característica - a lactona. O composto é o principal responsável pela ação de digestão das gorduras, por isso é tão indicado em caso de desconforto após refeições.

Sálvia

A sálvia é uma erva que possui propriedades benéficas para o sistema digestivo. Suas substâncias estimulam a produção das enzimas que fazem parte da digestão, principalmente no estômago.

Carqueja

Rica em flavonóides e propriedades digestivas, além de proteger o fígado, a carqueja, graças a sua capacidade de reduzir a produção do suco gástrico, ainda previne as úlceras.

Anis estrelado

Além de ser usado na culinária, o anis também é aliado no combate aos desconfortos estomacais porque possui propriedades que estimulam o aumento da produção de saliva e o do suco gástrico, essenciais para uma boa digestão.

Quássia

Chamada também de pau tenente, a casca aumenta as secreções estomacais e intestinais e, por isso, facilita a digestão.

Raiz de genciana

A ação digestiva da planta também está relacionada ao estímulo da produção de saliva e suco gástrico. Suas propriedades ainda são responsáveis por aumentar os movimentos peristálticos e, assim, ajudar o intestino.

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse