7 alimentos antioxidantes

por | maio 28, 2014 | Saúde

Responsáveis por combater os radicais livres – substâncias que aceleram o envelhecimento e reagem quimicamente com as células do corpo provocando doenças – os antioxidantes são fundamentais para manter a saúde em dia, ajudar no funcionamento correto do organismo e mantê-lo jovem por mais tempo. Para garantir que o corpo receba quantidades satisfatórias desse nutriente, é importante dar atenção especial à alimentação. Confira alguns alimentos antioxidantes para incluir no cardápio.

Limão

A vitamina C é um poderoso antioxidante presente em diversas frutas. Uma das que se destacam nessa lista é o limão. Dessa maneira, a fruta é benéfica para manter a pele saudável e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o limão ainda é aliado da dieta e pode ajudar a emagrecer.

Gengibre

O gengibre é um super alimento, repleto de benefícios para a saúde. Rico em substâncias antioxidantes, o alimento é importante no fortalecimento do sistema imunológico e é benéfico também para trabalhar problemas estomacais, como indigestão, inchaço abdominal e gases. Além disso, quem sofre com enxaqueca e dor de cabeça pode aproveitar as propriedades relaxantes e anti-inflamatórias do gengibre.

Leite

Entre os diversos benefícios que traz para a saúde, o leite é um alimento importante no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, o alimento é rico em zinco e cálcio, nutriente indispensável para a boa formação da estrutura óssea e dentária.

Chocolate amargo

Para quem é fã e não dispensa o doce do cardápio, a notícia é boa: o chocolate ajuda a combater os radicais livres. Entretanto, para que o alimento seja benéfico para a saúde, procure sempre as versões com alta concentração de cacau e pouco açúcar.

Aveia

Ingrediente benéfico e importante para tornar os alimentos mais ricos em fibras, a aveia também contém substâncias antioxidantes. Além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce das células, o alimento ajuda a emagrecer e está relacionado ao bom funcionamento do organismo.

Azeite de oliva

Para quem quer cuidar melhor da aparência e saúde da pele, o azeite de oliva é uma excelente fonte de nutrientes importantes para manter a derme jovem por mais tempo. Além disso, o alimento é anti-inflamatório e rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim.

Linhaça

Muito nutritiva, a linhaça é rica em uma série de gorduras benéficas para o organismo, além de fibras. Essa semente atua na regulação do intestino e ajuda o organismo a eliminar o excesso de sódio. Além de todos os benefícios, ela ainda é rica em antioxidantes importantes no combate aos radicais livres. 

Leia também:
Benefícios do suco de uva integral
F
rutas que contém fibras: 5 melhores
M
itos e verdades sobre o leite