Embora muitas pessoas sofram com constipação intestinal, o intestino solto também é problema para tantas outras. Qualquer deslize na alimentação é capaz de desregular o sistema digestório causando diarreias.
Assim como determinados alimentos soltam o intestino, outros são capazes de desacelerar o funcionamento gastrointestinal e diminuir o número de idas ao banheiro.
Bolacha de água e sal
A bolacha de água e sal tem como principal ingrediente a farinha branca, que, quando ingerida, absorve grande quantidade de líquido do meio e, portanto, prende o intestino.
O organismo que funciona corretamente sente necessidade de evacuar, no mínimo, três vezes por semana e, no máximo, duas vezes por dia.
Caju
A fruta é rica em fibras insolúveis que, quando chegam ao intestino, regula o movimento peristáltico e aumenta o volume do bolo fecal, melhorando a diarreia.
Prefira consumi a fruta em pedaços ou suco com água.
Gelatina
A gelatina contem substâncias que não são digeridas e, portanto, aumenta o volume das fezes, fazendo com que a quantidade de água diminua.
Para consumi-la, acrescente granola ou frutas fibrosas, que também contribuem para o fim da diarreia.
Mandioca
Rica em carboidratos de alto índice glicêmico e em fibras, a mandioca, assim como outros alimentos maciços, regulam o funcionamento do intestino.
Prefira ingerir cozida, já que o óleo pode ter efeito contrário.
Carne vermelha
Rica em proteínas, a carne vermelha não deve ser ingerida todos os dias por indivíduos que sentem dificuldades para ir ao banheiro. Porém, para quem deseja soltar o intestino a carne pode ser solução, já que, para ser digerida, exige maior esforço do sistema gastrointestinal.
Leia também:
Como acabar com a prisão de ventre
5 alimentos que ajudam na digestão
Alimentos ricos em fibra