Os alimentos de origem vegetal trazem uma série de benefícios importantes para a saúde do organismo. A partir deles, outros subprodutos podem ser produzidos e consumidos de diversas maneiras, como os óleos as farinhas e os leites. Para quem adotou uma dieta restritiva em relação a alimentos de origem animal ou mesmo para os intolerantes à lactose, os leites vegetais podem ser uma boa pedida como fonte de nutrientes e fazer parte de receitas saborosas. Vale lembrar que os leites de origem vegetais não substituem todos os nutrientes do leite animal. Antes de trocar um pelo outro na dieta, é importante consultar um especialista a respeito da nessecidade de suplementação de vitaminas.
Leite de nozes
Com baixar quantidades de gordura e facilmente metabolizada, as nozes são benéficas também para fortalecer o sistema nervoso e produzem um leite de sabor suave.
Como preparar
Para três copos de leite, bata um copo de nozes já picadas junto com dois copos de água e coe antes de consumir.
Leite de semente de abóbora
Fonte de fósforo, cálcio e ferro, a semente de abóbora é uma ótima aliada para combater a anemia e aumentar o produção de glóbulos vermelhos. Além de contribuir para o fortalecimento dos ossos e dentes, esse alimento também ajuda no funcionamento do intestino.
Como preparar
Para fazer um litro de leite, deixe um copo de sementes de molho durante cerca de 10 horas. Depois, bata com 3 copos de água e coe antes de consumir.
Leite de gergelim
As proteínas presentes no gergelim são importantes para a produção de células sanguíneas, lubrifica o intestino e a semente ainda é uma fonte de gorduras monoinsaturadas.
Como preparar
Deixe um copo de semente de molho por uma noite, bata com quatro copos de água e coe antes de consumir.
Leite de girassol
Poderoso antioxidante, o girassol tem propriedades calmante e contam com minerais como cobre, ferro, zinco, fósforo, além das vitaminas B6, E e K.
Como preparar
Lave as sementes e deixe-as de molho por cerca de oito horas. Depois, bata com quatro copos de água e coe antes de beber.
Leia também:
Dieta vegetariana para crianças faz bem?
Leite condensado de soja: como fazer?
Benefícios dos probióticos