4 especiarias que fazem bem à saúde

por | ago 7, 2014 | Saúde

Alguns temperos, além de oferecer sabor e aroma aos pratos, também fazem bem à saúde. Conheça os benefícios de quatro especiarias encontradas em qualquer cozinha:

Leia também
Benefícios do chá de gengibre

Chá de lapacho para gripes e diabetes

Alimentos que combatem a gripe

Gengibre

O gengibre é rico em o gingerol, componente responsável pelo gosto picante, que além de ser antioxidante e antiinflamatório, também apresenta poder anti-emético –  capaz de aliviar sintomas de enjôo. O principal nutriente do vegetal é o magnésio, excelente para o bom funcionamento do sistema imunológico e formação de ossos e dentes. 

Cravo da Índia

O cravo da índia é um potente anti-inflamatório. Ele também possui propriedades antioxidantes e anti-bactericidas. A especiaria alivia os sintomas de doenças respiratórias, como asma e bronquite; além de amenizar incômodos musculares e nas juntas.

Canela

A canela é uma boa fonte de fibras e do mineral manganês. Ela possui substâncias antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares e algun tipos de câncer. Se não bastasse, a iguaria ainda é rica em cinamaldeído, composto fenólico com propriedades antimicrobianas e associada à prevenção de reações inflamatórias e alérgicas.

Noz Moscada

A noz moscada tem propriedades cicatrizantes e calmantes. Além disso, seus benefícios também relacionam-se com o alívio de dores nas juntas, má digestão e melhora da circulação. Entretanto, seu consumo em excesso pode ser tóxico e uma visita ao médico se faz necessária antes de consumir o produto.