O óleo vegetal é bastante usado no preparo de alimentos, mas o consumo excessivo deste produto pode trazer problemas de saúde. Confira dicas para diminuir o uso de óleo de cozinha:
Leia também
Benefícios do azeite de oliva
Como conservar ervas frescas
Colesterol alto: substituição de alimentos ajuda a controlar o problema
Troque o óleo de cozinha por azeite
O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a nivelar os níveis de colesterol do sangue. Além disso, também é aliado da saúde na prevenção de doenças cardiovasculares. Todos estes benefícios contribuem para ter o azeite de oliva como alternativa ao óleo vegetal de milho, canola ou soja.
Troque o óleo de cozinha por óleo de coco
O óleo de coco é, também, uma fonte de ácidos graxos. Este produto ajuda a estimular o metabolismo e proporciona sensação de saciedade quando ingerido. Além disso, pertence, assim como azeite de oliva, à família das “gorduras boas”; necessárias ao organismo. E, ao contrário do que se pode pensar, ele não acrescenta sabor adocicado aos alimentos.
Óleo em spray
Para diminuir ainda mais o consumo de óleo, seja ele de qualquer fonte, uma boa ideia é usar embalagens com tampas de spray para armazená-lo. Assim, no momento de acrescentar aos alimentos ou lubrificar a panela, a válvula ajudará a pulverizar o óleo, reduzindo a quantidade usada.