Ciclotimia: o que é o transtorno que o filho de Marília Gabriela tem?

Artista por muito tempo considerou que os sintomas faziam parte de sua personalidade

Após viver um período de muito conflito com a mãe, Marília Gabriela, Theodoro Cochrane percebeu que suas alterações de humor ultrapassavam o excentrismo. Foi assim que ele decidiu procurar ajuda de uma psicóloga e recebeu o diagnóstico de ciclotimia.

Segundo o artista, esse foi um divisor de águas, que permitiu que ele pudesse tratar de maneira mais efetiva suas mudanças de postura. Entenda abaixo do que se trata essa síndrome tão rara e muitas vezes confundida com a bipolaridade.

O que é ciclotimia?

(Crédito: krakenimages.com/freepik)

A ciclotimia nada mais é do que um transtorno do humor marcado por oscilações entre fases de depressão e momentos de bem-estar intenso, conhecidos como hipomania. Mais sutis do que aquelas observadas nos quadros de transtorno bipolar, essas alterações podem aparecer por meses e, em um curto período, sumirem quase que por completo, gerando momentos de humor estável.

No caso de Theodoro, por exemplo, essas variações de humor sempre foram justificadas como parte de sua personalidade. No entanto, foi após a morte de seu pai, o astrólogo Zeca Cochrane, que ele percebeu o impacto dos sintomas na sua vida. Ao dividir a casa com a mãe novamente após 25 anos, ele chegou a bater de frente com Marília e despejar algumas falas um tanto agressivas à jornalista.

Esses sintomas, de fato, são muito característicos da síndrome. Nos períodos hipomaníacos, é comum o excesso de energia, otimismo exagerado, menos necessidade de sono, fala acelerada e impulsividade. Já nas fases mais baixas, ou distímicas, surgem tristeza, cansaço, irritabilidade, perda de interesse, insônia ou sono irregular e dificuldade de concentração.

Esse transtorno tem forte relação com fatores genéticos e pode se manifestar em qualquer idade. No entanto, ele é mais comum em adultos.

Tratamento

O tratamento da ciclotimia é feito com psicoterapia combinada à terapia cognitivo-comportamental e estabilizadores de humor ou antidepressivos. Além disso, recomenda-se que o paciente adote hábitos saudáveis, como rotina de sono regular, exercícios físicos, alimentação equilibrada e redução do estresse. No caso de Theodoro, ele abandonou também o consumo de álcool.

Dessa maneira, o paciente se torna muito mais apto a diminuir as variações de humor. No entanto, mesmo em fases de equilíbrio, é importante seguir as indicações dos médicos.

Saúde e bem-estar