Gastar muitas calorias de forma divertida parece improvável, mas não para os adeptos da Zumba Fitness. Criado pelo colombiano Beto Perez na década de 1990, em sua cidade natal Cali, na Colômbia, o programa já está em mais de 125 países. No Brasil, a modalidade está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Geais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás e Bahia.
Leia também
Sessão de pilates pode gastar 450 calorias
Squash queima até 1.500 calorias em uma hora de jogo
Stiletto Dance: aula de dança com salto alto
O que é
“A Zumba é uma aula fitness que utiliza ritmos latinos e internacionais para realizar um trabalho aeróbico estimulante e divertido”, define Raphael Rosa, professor e especialista educacional de Zumba. Os movimentos de dança e as coreografias misturam ritmos como hip hop, pop, rap, bhangra, flamenco, dança do ventre, dança africana, além da salsa, merengue, cumbia e reggaeton. As músicas mudam de quatro em quatro minutos, em média.
zumba-aula-de-zumba-zumba_fitness.jpg, by Divulgação
Benefícios
De acordo com o professor, a mistura de ritmos durante a aula promove oscilação da frequência cardíaca, o que faz com que o aluno varie os níveis de intensidade dos movimentos sem fazer pausas. “Os passos não são complicados e os instrutores dançam junto”, diz Rosa.
Segundo Rosa, as aulas duram de 45 minutos à uma hora e promovem um alto gasto calórico. “Dá pra gastar até mil calorias, o aluno controla a intensidade do movimento”, completa.
Preço
Em algumas academias, a aula de Zumba está inclusa no pacote composto por outras atividades físicas. O preço das aulas avulsas pode variar entre R$ 10 e R$ 30 por aula.
Quer saber como é uma aula de Zumba? Assista ao vídeo e descubra: