Yoga

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Relaxar, fugir do estresse do dia a dia, movimentar o corpo, alongá-lo, ganhar tônus muscular e melhorar a respiração. Esses são apenas alguns dos benefícios do yoga, prática adotada por muitos famosos como a apresentadora Fernanda Lima, a top Gisele Bündchen, o ator Rodrigo Santoro, as atrizes Fernanda Torres, Deborah Block, Camila Pitanga, entre outros.

As modalidades são muitas e você pode escolher aquela que tem mais a ver com o que você está buscando. As tradicionais Hatha, Tantra, Ashtanga, Iyengar, Kundalini, Vinyasa, entre outras, cuidam do bem-estar do corpo através de posturas e técnicas de respiração que estimulam os centros de energia (chakras). Há também as linhas mais voltadas para a devoção e o amor, como Bhakti e Karma Yoga. E ainda as que levam a aspectos mais meditativos, como o Mantra Yoga.

“O objetivo final é sempre o mesmo, independentemente do caminho que se segue. Mas cada prática dá ênfase a determinados aspectos da filosofia. Há as mais dinâmicas, que energizam o corpo através de sequências de posturas fixas; as que priorizam as técnicas de respiração como um meio de purificação, eliminando toxinas do corpo; a permanência em posturas para que o foco aumente a concentração do praticante; outras priorizam o alinhamento físico, etc”, explica a professora de yoga Érica Humpert, do Gestos do Corpo, no Rio de Janeiro. Ela diz que, normalmente, a pessoa que busca o yoga só como exercício não permanece por muito tempo. Já os que buscam algo maior, conseguem mudar hábitos ruins e sair de padrões e de limitações relacionadas a condicionamentos físicos e emocionais. “Esse será realmente um praticante que levará o yoga como parte integrante de sua vida. E isso acontece muitas vezes, mesmo que, a princípio, a pessoa tenha entrado somente para relaxar ou se exercitar”, afirma.

A prática é recomendável para qualquer idade e não tem contraindicação, desde que a escolha seja adequada. Atualmente há muitas escolas que oferecem yoga para crianças. Já os mais idosos devem procurar uma prática de acordo com as possíveis limitações naturais da idade. O yoga também tem sido muito procurado por pessoas em tratamentos de determinadas doenças, não apenas pelo lado da meditação, mas também por aumentar a capacidade respiratória, melhorar o controle motor, regular os batimentos cardíacos e massagear os órgãos vitais. “As aulas particulares são uma boa opção, pois focam nas necessidades de cada pessoa. Um aluno que seja hipertenso, por exemplo, não poderá fazer determinadas técnicas de respiração e posturas, mas poderá fazer inúmeras outras. Um aluno que tenha uma hérnia na coluna também terá, inicialmente, algumas restrições. Com o tempo, à medida que o praticante ganhar discernimento e consciência corporal, e com um bom acompanhamento do professor, a prática pode fluir muito bem, independentemente da idade ou restrição física.”, diz a professora.

Outra vantagem do yoga é que pode ser feito em qualquer lugar, mas é adequado estar num ambiente agradável para a prática. Érica sugere salas mais silenciosas, com um mantra tocando baixinho no fundo, e um incenso ou aromatizador com perfume suave, como capim-limão, se agradar ao olfato. Outra dica é ter o seu próprio tapete de yoga, com a sua energia. “Tudo isso ajuda bastante a entrar num clima mais apropriado. Fazer yoga num parque ou jardim também é maravilhoso, pois é a integração do praticamente com os elementos da natureza”.

Ela acredita que o maior benefício do yoga é a mudança que ocorre de dentro pra fora. “Você passa a se conhecer melhor, se voltar à sua essência, e adota hábitos de vida mais saudáveis, uma alimentação melhor, não deixa se abalar por quaisquer problemas ou estresses diários, sua energia melhora e você passa a atrair mais o bem”, afirma.