Voz de veludo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O tempo esfria e começa o festival de tosses, pigarros e dores de garganta. Além do desconforto, esses problemas podem prejudicar a voz, necessária na maioria das profissões. O músico e professor de canto Christhiano Zacareli explica que assim como as pessoas, as vozes são diferentes ocasionando reações corporais diversas.

Outro fator que também pode sofrer alterações, de acordo com a temperatura, é a resistência. “Nosso inverno é seco, o que obriga a respiração a se tornar mais nasal. Isso é ótimo, uma vez que o nariz realiza o processo de filtragem – lembrando que no tempo seco, partículas de poeira ficam no ar’, ensina. ‘Por isso, é preciso deixar a garganta sempre hidratada para manter a saúde vocal em dia. Dessa forma, evita-se o ressecamento confundido geralmente com gripe, fazendo com que a pessoa tome remédios erroneamente. Assim que aparecem os primeiros sinais, o ideal é procurar um médico”.

Dicas valiosas

1) Baixe os decibéis – “Uma voz bem trabalhada e educada não requer esforço, portanto, recomenda-se não gritar. Como o ar está mais frio, a possibilidade de irritação da região afetada é ainda maior”, afirma Zacareli.

2) Quente sim, fervendo não – Bebidas como chá, café, capuccino e outras podem ser ingeridas, mas não “pelando” como recomendam os avós. “O líquido quando está em alta temperatura agride a mucosa da boca e tudo o mais. Essas bebidas devem ser degustadas em temperatura morna e devagar”, alerta. Sopas, caldos, massas e alimentos seguem a mesma recomendação.

3) Não abuse de bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos – Quem usa a voz como meio de trabalho, precisa redobrar os cuidados. “É importante que vinho, conhaque e outros não sejam ingeridos antes do uso profissional da voz. O álcool resseca e seu alivio muscular é somente temporário. Não é necessário nenhum sacrifício. Apenas bom senso”, recomenda o músico. Frituras e doces também irritam a garganta.

4) Beba água – Quanto mais utilizamos a voz maior deve ser a hidratação para a reposição de saliva. A hidratação pode ser feita pela umidificação do ambiente, inalação direta de vapor, beber água e respirar pelo nariz. Evite ‘choque térmico’ nas pregas vocais: tome líquidos em pequenos goles, devagar , mantendo-o um pouco na boca para amenizar a temperatura antes de engolir.

5) Evite pigarros e cuide da gripe – Se estiver rouca, procure fazer repouso vocal ficando em silêncio. Não sussurre, pois força ainda mais as pregas vocais. Não se auto-medique nem use pastilhas. Procure um médico.

ARTIGO RELACIONADO:

ESTÉTICA DE A a Z

Quem é quem no mundo dos tratamentos estéticos