Quantas vezes você já não se pegou comendo algo por gula seja durante o almoço ou jantar em casa, no restaurante, sozinha ou com os amigos? Aprender a controlar a mente e a vontade de comer não é fácil, mas é fundamental para seguir à risca uma dieta e não comer mais do que o necessário.
Muitas vezes as pessoas descontam suas tristezas, frustrações e angústias na comida, como uma forma de suprir algum desses sentimentos. O problema é que elas ficam felizes no momento em que se satisfazem com algum alimento de sua preferência, mas se prejudicam com a consequência do ganho de peso, o que acaba por deixá-las ainda mais frustradas e, muitas vezes, infelizes.
De acordo com a psicóloga Sandra Aurea Hamzeh, para algumas pessoas o ato de comer se torna um reflexo de frustrações substituindo as soluções de problemas diários e tomada de decisões para se tornarem compensação e alívio. Ela comenta que quando se pensa “estou com fome, mas não sei do quê” ou “estou com fome de alguma coisa gostosa” são indícios de que a fome está relacionada a um fator emocional e não de fato ao estômago. Por isso é importante educar a mente para se ter o controle da alimentação. “O nosso psicológico também necessita ser alimentado e trabalhado de forma correta para que o corpo siga o seu curso saudável. E é essa falta da consciência emocional que faz o obeso ser reincidente em qualquer tratamento contra a balança”, relata a especialista.
Na maioria dos casos o apoio psicológico pode ajudar – e muito. É uma forma de contribuir para que a pessoa entenda sua relação com a comida e o sobrepeso e identifique seus problemas, dificuldades e frustrações para encontrar soluções que acabem com o impulso de recorrer sempre à comida e, especialmente, aos alimentos gordurosos. Abaixo você pode conferir algumas dicas da Dra. Sandra para driblar a vontade de comer no dia a dia.
– “Antes de começar qualquer dieta, tenha uma meta clara e definida com relação ao processo de emagrecimento e resultados esperados para que você se mantenha envolvida. O que vale mais, a satisfação de uma batata frita no curto prazo ou o seu corpo mais esbelto e sadio num futuro próximo?”
– “Comente com as pessoas de seu convívio sobre sua decisão de emagrecer. Isso ajudará você a receber apoio e suporte externo no caso de passar por momentos de instabilidade”.
– “Antes de iniciar qualquer refeição, se desligue dos problemas e não leve sentimento de raiva, tristeza e outras emoções negativas para a mesa. Não contamine o seu momento de equilíbrio e de saúde e mentalize sua meta”.
– “Mantenha-se focada durante a alimentação prestando atenção na montagem e organização do prato, nas cores da comida, cheiro, assim como na mastigação e degustação dos sabores. Aproveite cada instante para saciar todos seus sentidos”.
– “Comemore as vitórias do dia por cada hábito positivo que conseguiu implantar e por mais um degrau avançado rumo a sua meta”.