Turbine sua atividade física

por | jun 30, 2016 | Alimentação

“Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o metabolismo e a temperatura corporal, podendo ter efeitos potencializadores na queima de gordura”, explica a nutricionista Andrezza Botelho, da Clínica Andrezza Botelho Nutrição Inteligente, em São Paulo.

De acordo com Andrezza, cada alimento tem o seu poder termogênico, pois “cada substância é capaz de aumentar o metabolismo com mais ou menos intensidade. Por exemplo, a capsaicina consegue aumentar em até 20%, o gengibre em até 10%. Mas isso depende da quantidade ingerida e da variedade de termogênicos ofertados”, explica.

Ela alerta que não é recomendado consumir esse tipo de alimento durante a noite. “Eles podem ser consumidos diariamente, de preferência até as 18 horas, pois podem atrapalhar o sono, que também é responsável pela perda de peso e balanço hormonal”, diz. O que Andrezza indica é ingerir os alimentos termogênicos 30 minutos antes da realização de uma atividade física que não seja no período noturno para acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gorduras.

Também há restrições para pessoas com alguns tipos de patologias e perfil. “Os hipertensos, cardiopatas, com disfunção tireoidiana, com problemas gastrointestinais, gestantes e crianças devem consumir termogênicos apenas sob orientação”, alerta. Ela diz que eles podem elevar a pressão arterial, causar taquicardia, irritar a mucosa gástrica e aumentar demais o gasto energético, que pode ser prejudicial em casos de hipertireoidismo.

Como não há milagres para o emagrecimento, também não basta ingeri-los e pensar que irá perder alguns quilinhos que estão sobrando. “Os termogênicos não produzem efeito de emagrecimento por si só, principalmente se o consumo alimentar da pessoa for inadequado em quantidade e qualidade e se ela for sedentária. A atividade física e alimentação equilibrada são a base, e os termogênicos entram como potencializadores do resultado de emagrecimento”, explica a nutricionista.

Pimenta vermelha

Gengibre

Café, chá mate e chá preto
“São ricos em cafeína, conhecida por manter o estado de alerta e acelerar o metabolismo. Devem ser consumidos com moderação, principalmente, por quem tem problemas gástricos”.

Chá verde
“Rico em catequinas e cafeína. Os antioxidantes presentes no chá verde promovem benefícios extras como o auxílio à digestão, combate aos radicais livres, melhora do perfil lipídico, entre outros. É indicado três xícaras ao di. Caso o paladar não aceite o chá puro, pode-se adicionar gotas de limão ou hortelã”.

Chá de hibisco
“Aumenta a temperatura corporal, principalmente no momento da digestão. Excelente para diminuir a vontade de carboidrato doce. Podem ser consumidas até quatro xícaras ao dia”.

A nutricionista e sua equipe ainda indicam uma deliciosa receita que contém vários alimentos termogênicos. Prepare você também!

Peixe com gengibre
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
– 600g de peixe branco em cubos
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 cebola em fatias
– 3 colheres de sopa de coentro em pó
– 1 colher de sopa de gengibre ralado
– 1 colher de chá de pimenta dedo-de-moça (sem semente)
– Suco de 2 limões
– 1 colher de sopa de folhas de coentro
– Sal a gosto

Preparo
Aqueça o azeite e doure a cebola. Adicione o coentro em pó. Coloque o peixe, o gengibre, a pimenta, o sal e refogue até o peixe ficar cozido. Misture o suco de limão e coloque as folhas de coentro. Sirva com arroz integral.

Leia também:
Retenção de líquidos: combata o inchaço com alimentos ricos em minerais
Cardápio detox: prepare a receita para perder peso em poucos dias
Substitua os alimentos: faça boas substituições e leve saúde ao prato