Truque para fazer segunda e terça e não engordar o que comeu no fim de semana

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O valor calórico de um alimento indica quanta energia (calorias) ele fornece para o corpo. Um ser humano precisa consumir todo dia, em média, 30 calorias por quilo de seu peso. Se a pessoa ingere mais calorias do que isso, o corpo estoca em forma de gordura. Ele pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura (ou células adiposas), que se expandem à medida que coletam mais combustível, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia.

Leia também:
7 razões pelas quais você não perde gordura da barriga
2 infusões caseiras para reduzir a gordura da barriga
Diminuir a barriga: 5 alimentos que combatem o inchaço

É possível usar a energia armazenada pelo excesso cometido no fim de semana. A segunda e terça podem compensar o estrago do sábado e do domingo, se você tomar alguns cuidados. Após um final de semana de muita comilança, almoços e jantares em família, aniversário e muita sobremesa, aproveite a segunda e terça para usar essa reserva de energia e não engordar.

Para isso, você só precisa fazer refeições mais restritivas nesses dias e optar por consumir muito líquido, muita salada (verdura), muita fruta e reduzir as porções do jantar nos dois dias. Para compensar o exagero de calorias ingeridas no fim de semana, evite quaisquer alimentos que possam ser mais calóricos nos dias seguintes, como frituras e carboidratos refinados.

Ao ingerir menos calorias, o corpo emagrece, queimando essas reservas para atender à necessidade diária de energia. Ao contrário do que muita gente pensa, quando você perde peso, você não perde nenhuma célula de gordura. Apenas consome a energia armazenada em excesso dentro delas.

O corpo humano possui, em média, de 10 a 30 bilhões de células adiposas vitalícias. No entanto, se você ganhar mais peso, pode produzir ainda mais células adiposas (pessoas obesas chegam a ter cerca de 100 bilhões), que também serão vitalícias.

Essas células de gordura agem mais ou menos como balões, que são inflados ou encolhidos conforme você ganha ou perde peso. Você pode reduzi-las até que estejam praticamente vazias, mas elas sempre estarão esperando para serem reabastecidas.