Tem que malhar, vamos lá!

Você se olha no espelho e não gosta do que vê. Corre para se matricular na academia mais próxima da sua casa. No primeiro mês, faz todas as aulas e mantém o pique. No segundo vai cada vez menos e, a partir do terceiro mês, o suplício começa a dar sinais e você consegue ir uma vez por semana e olhe lá. Bom, mas se quer mesmo perder as gordurinhas indesejáveis e dar um upgrade no visual e na saúde, dedicação é fundamental. O personal trainer Sandro Rosa de Albuquerque dá cinco dicas para não desistir da academia.

Saiba quais benefícios a atividade física vai lhe trazer: “A atividade física pode trazer, para qualquer praticante, inúmeros benefícios para a sua saúde, além de autoestima e qualidade de vida. Antes de se atingir um objetivo estético, o praticante consegue obter inúmeras melhoras no que diz respeito à saúde: ele fica mais forte, resistente, condicionado, rígido, firme, equilibrado e bem disposto. Ou seja, mais saudável e com mais qualidade de vida. Sabendo disso, o praticante passa a ampliar a sua visão para o exercício, já que é indispensável na vida de qualquer pessoa.”

Escolha a atividade que mais gosta: praticar exercícios é como namorar: “Quando nos relacionamos com alguém que não gostamos muito a relação pode até ser boa. Porém, quando comparamos a um relacionamento com alguém que amamos ou que estamos apaixonados, a relação é muito melhor. O mesmo é com a atividade física. Temos que praticar o exercício que mais nos dá prazer. Assim, teremos um estímulo pessoal e uma possibilidade de resultado muito mais abrangente”.

Procure um ambiente saudável: “Como profissional da área e apaixonado pelo que faço, sempre indico que, além de estrutura física da academia, o aluno procure analisar o ambiente. Existem academias em que o local não é muito agradável, contribuindo com a desistência. Procure sempre um ambiente descontraído, com pessoas agradáveis. Isso pode ajudar muito.”

Trace metas e objetivos: “Os objetivos só são alcançados através de uma rotina de treinos, onde se deve treinar com a intensidade, o tempo e a quantidade de vezes apropriadas. Quando se percebem as mudanças, nossa mente percebe como se estivesse sendo abastecido o tanque da motivação. Os resultados animam e dão força para sempre seguir em frente”.

Procure estímulos: “Procure, de preferência, uma boa companhia para ir malhar. Pessoas sozinhas podem andar mais rápido, mas não conseguem ir tão longe. Manter uma rotina de malhação nos dias atuais é uma missão muito difícil, principalmente para quem está iniciando. Temos muito pouco tempo para nos cuidar porque trabalhamos e estudamos demais. Uma boa companhia pode nos motivar naqueles dias em que desistiríamos se estivéssemos sozinhos”.

LEIA TAMBÉM:

Malhação limpa – Bactérias e fungos na academia

Massagem a quatro mãos