Um simples sorriso, além de espantar o mau humor, ainda potencializa os resultados da corrida. Não, não é piada: um estudo realizado pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, constatou que correr sorrindo melhora o consumo de oxigênio e a demanda de energia, favorecendo a prática do exercício. Especialmente em percursos de alta intensidade.
Por mais estranho que possa parecer, atletas de ponta como o medalhista olímpico Eliud Kipchoge já admitiram que usam essa estratégia durante a corrida para relaxar e seguir com ainda mais potência. E isso vale também para corredores de todos os níveis.
Correr sorrindo ajuda na performance
Os estudos realizados por Noel Brick, professor de psicologia do esporte e exercício na Universidade de Ulster, e Richard Metcalfe, especialista em ciências do esporte e exercício na Universidade de Swansea, no País de Gales, reuniram 24 atletas voluntários, que foram submetidos a quatro baterias de corrida de seis minutos.
Cada uma tinha especificações diferentes: na primeira, eles deveriam sorrir; na segunda, franzir a testa; na terceira, relaxar as mãos e parte superior do corpo e, na última, com estilo natural.
A principal descoberta foi que os participantes usavam menos energia enquanto sorriam – 2,8% a menos do que aqueles que franziam a testa, com cara de poucos amigos. Ainda não se sabe ao certo o que realmente causa essa diferença. Mas a principal hipótese, segundo os pesquisadores, é que o relaxamento causado pelo riso é suficiente para ter uma melhora significativa na corrida, diminuindo a percepção do esforço realizado.
Sorrir melhora outros exercícios?
O próximo passo será analisar detalhes sobre o sorriso durante a corrida. Por quanto tempo é necessário sorrir? Outras expressões faciais de contentamento também dão certo? Os especialistas também querem saber se o sorriso funciona durante outras atividades de resistência, como andar de bicicleta e remar.
Enquanto seguem estes estudos, a recomendação é ficar atendo à expressão facial e sorrir ao máximo que puder durante a corrida. Pensar em lembranças agradáveis, irradiar o rosto com pensamentos positivos e até mesmo cumprimentar outros atletas durante o percurso já são suficientes para aperfeiçoar o desempenho sem esforço.
Corrida faz bem à saúde
- A cada hora de corrida, você ganha 7 horas extras de vida, diz estudo
- Como passar da caminhada para a corrida: personal ensina evolução
- Corrida pode ser um antidepressivo melhor que muito remédio: entenda razão