Alimentos que possuem “calorias negativas” são aqueles que contêm menos do que as que serão gastas para que sejam digeridos. Ou seja, ao comê-los, como eles não fornecem toda a energia que o corpo precisa para digeri-los, o metabolismo obtém calorias através da queima de gordura já existente.
Por isso, pessoas que querem emagrecer podem incluir esses ingredientes no cardápio. A seguir, aprenda a fazer uma sopa que é gostosa e tem “calorias negativas”
Sopa com calorias negativas
Nessa sopa, todos os ingredientes têm pouquíssimas calorias e, como o organismo gasta energia para fazer a digestão, a receita acaba tendo calorias “negativas”, ou seja, nenhuma excedente para armazenar. Faça o cálculo: 100g de brócolis têm cerca de 35 calorias, 100g de couve-flor têm cerca de 25 calorias e 100g de salsinha (você não vai usar tudo isso!) contêm mais 35 calorias.
Na hora da digestão, a proteína é o nutriente que mais requer energia para ser digerido: de 20% a 35% das calorias contidas nos ingredientes são gastas no próprio processo de digestão. Gorduras e carboidratos exigem apenas de 5% a 15% do total de energia para serem metabolizados. Claro que esse gasto exato varia de pessoa para pessoa, mas pode-se considerar uma média de 27% de perda nas proteínas, 10% em gorduras e carboidratos.
Se você não adicionar gordura no seu preparo, considerando que estes vegetais contêm baixo teor de carboidratos – o brócolis é composto de apenas 7%, e a couve-flor só 5% – você vai precisar de muito mais calorias para digerir estes alimentos do que eles podem te fornecer em apenas uma refeição.
Receita de sopa de brócolis e couve-flor
Ingredientes
- 1 litro de água
- 6 ramos de brócolis
- 6 ramos de couve-flor
- Salsinha a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de semente de linhaça
Aprenda o passo a passo de como fazer no vídeo:
Sopas emagrecedoras
- Para emagrecer sem sentir fome: sopa de batata doce
- Sopas para emagrecer: aprenda 5 receitas potentes
- 3 sopas funcionais e emagrecedoras para sua dieta