Sinusite x inverno

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A sinusite é uma congestão nasal que dificulta a respiração, causando incômodos que podem ser leves, moderados ou graves. Ela pode estar associada a um resfriado ou ser de fundo alérgico ou até mesmo ser causada pela diferença brusca de pressão. Além do desconforto, se caracteriza por dores de cabeça e nas faces além de febre, coriza e espirros.

“No inverno, as sinusites podem ser difíceis de evitar já que o ar fica mais seco e nós nos aglomeramos em ambientes fechados. Mas a ingestão constante e satisfatória de líquidos pode fazer evitar crises ou minimizar os sintomas”, alerta o otorrinolaringolosista Pedro Telles.

Ele explica que a excreção de muco acontece o tempo todo e tem uma importância vital na medida em que elimina possíveis inimigos, cumprindo a função de manter o corpo livre de vírus e bactérias. E, neste sentido, a água desempenha um papel indispensável na medida em que facilita a excreção. “Um organismo bem hidratado é fundamental para driblar a sinusite seja ela alérgica ou infecciosa”, afirma o especialista.

Além disso, a qualidade do ar que respiramos precisa ser levada em consideração. Em cidades grandes em que ele está comprometido, ambientes fechados com pouca circulação, presença de fumaça de cigarro ou de muita poeira, são fatores externos que potencializam o aparecimento de crises.

A consulta a um profissional também pode evitar que elas se repitam ou que se intensifiquem. O tratamento geralmente consiste na prescrição de anti-alérgicos e corticoides. Casos mais leves podem ser resolvidos com lavagem das vias nasais com soro fisiológico ou água morna com uma pitada de sal. Contudo, também é preciso ficar atento à duração das crises porque a sinusite pode ser crônica. “Em alguns casos mais graves pode ser necessária cirurgia para corrigir obstruções, como o desvio de septo”, afirma o médico.