Simone usa tática DESTRUIDORA de calorias para afinar: dicas e cuidados da aposta

por | ago 14, 2018 | Alimentação

https://www.instagram.com/p/BjRvRVHhaQU/

Não é de hoje que a cantora Simone, dupla de Simaria, compartilha com seus seguidores nas redes sociais os métodos que usa para perder peso. Dessa vez, a aposta da sertaneja foi o CrossFit, aula poderosa para destruir calorias.

Nos stories do Instagram da cantora e de seu marido, Kaká Diniz, é possível conferir o treino realizado pela artista em visita à academia CrossFit Triade, na cidade de Eusébio (CE).

“Está pensando que é fácil? Nunca vai ser. Essa vida de comida é difícil. Você que está aí do outro lado e gosta de comer: tem que treinar, bebê. Se não, nós vamos para onde? Para o buraco”, brincou Simone.

https://www.instagram.com/p/BmdWs8bFjqY/

Emagrecimento de Simone

Além de exercícios físicos, outra aposta de Simone para emagrecer foi uma alimentação rica em 3 alimentos – sendo frutas um deles.

A cantora conseguiu enxugar bons quilos após ser orientada pela life coach e ex-fisiculturista Gabi Dezan, que receitou uma dieta fácil e excluiu apenas 5 itens do cardápio da sertaneja, como o açúcar e óleos de cozinha comuns.

https://www.instagram.com/p/Bf_B86FhTJz/

CrossFit: atividade queima 800 calorias

Shutterstock

O CrossFit é um programa de exercícios de alta intensidade com atividades intervaladas feito ao longo de 30 minutos e que proporciona um elevado gasto calórico. Em média, o treino de meia hora permite a queima de até 800 calorias.

“Os exercícios e o tempo podem variar de professor para professor, mas sempre devem ser seguidos sem tempo para relaxar completamente o corpo”, comenta a personal trainer Iva Bittencourt.

Os treinos de CrossFit geralmente funcionam assim: o aluno começa a atividade realizando saltos e, em seguida, é proposto a ele um exercício de alta intensidade.

Após o término da primeira rodada de atividades, a série de saltos retorna para que a pessoa recupere o fôlego, mas sem deixar de se movimentar. Esta estratégia, chamada de descanso ativo, proporciona um gasto ainda maior de calorias.

Parte-se, então, para os exercícios de alta intensidade novamente e assim por diante até o fim do treino.

“É como um circuito convencional, mas ele vem com a proposta de ser mais intenso e estruturado do que o antigo, com a intenção de gastar mais calorias. As pessoas fazem porque ele é muito mais atraente e eficiente para emagrecer e definir”, explica Bittencourt.

Riscos do CrossFit

Apesar do grande atrativo do CrossFit , dois riscos ligados à prática devem ser levados em consideração na hora de aderir a ele.

Lesões

Shutterstock

Comprometimento de articulações e lesões musculares causadas pela exaustão são resultados da prática inadequada do CrossFit.

Por se tratar de uma atividade de alta intensidade e impacto, ele pode ser ainda bastante arriscado sem orientação clara de um instrutor ou personal trainer, especialmente para iniciantes na modalidade, que normalmente contam com músculos imaturos e não conseguem distinguir um treino eficiente de um desgaste físico excessivo.

Morte de fibras musculares e problemas renais

shutterstock

Rabdomiólise é o nome dado à morte de fibras musculares que, causada por lesões, libera na corrente sanguínea uma substância chamada mioglobina.

Um dos efeitos da liberação da mioglobina na corrente sanguínea é a insuficiência renal aguda. Isso porque a substância começa a ser filtrada pelos rins, o que sobrecarrega os órgãos.

Dores e fraqueza muscular, urina de coloração escura, falta de ar e inchaço de mãos e pés são alguns dos sintomas da condição.

Cuidados com o CrossFit

ShutterStock

Por ser uma atividade que exige bastante do corpo, o CrossFit não é um tipo de prática indicada para qualquer pessoa.

Sedentários não devem praticar essa modalidade antes de iniciarem treinos mais leves e estarem fisicamente preparados. “A carga de exercícios é enorme e pode provocar muitas dores musculares em quem não está habituado”, avisa Bittencourt .

Por isso, os exercícios típicos do CrossFit são indicados apenas para quem já tem algum tipo de preparo físico e que suporte esse treino intenso.

Além do preparo do organismo, também é recomendado que se procure o ambiente adequado para a prática do circuito do CrossFit.

Os treinos podem ser praticados em salas de academia convencionais e por isso pode ser encontrado em redes maiores de academias ou mesmo naquelas de bairro, mais simples.

Atividades de alta intensidade